segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017
Num ritmo democrático, comerciantes aproveitam a folia pré-carnavalesca para faturar com as vendas de alimentos e itens típicos da folia.  Dividindo o espaço com milhares de foliões que estiveram presentes na noite do último sábado, no ‘Pré-carnaval de Todos’, promovido pelo Governo do Maranhão, no Centro Histórico de São Luís, Francisco de Jesus, torneiro mecânico, deixou a profissão de lado e vestiu a fantasia para ganhar um extra com a venda de produtos do carnaval.

Com uma máscara no rosto, o senhor conta que já é tradição sair com adereço ou fantasia para despertar o interesse no consumidor. “Eu já faço isso tem mais de 10 anos. Eu aproveito para ganhar um extra e alegrar as pessoas que me olham vestido de forma colorida. Isso é muito bom e ainda deixa o freguês interessado em comprar o meu produto”, revela uma de suas estratégias de abordagem.

Em uma hora de venda na festa deste sábado, Francisco conta que já tinha vendido oito máscaras, cada uma delas no preço de R$20. O comerciante diz que já chegou a faturar mais de R$ 500 em uma noite de carnaval com vendas de adereços e que a expectativa para 2017 era guardar um extra para enfrentar a crise. “Como todo mundo sabe, estamos passando por um período mais apertado, então, nada melhor que se preparar para o ano com a venda de produtos que o povo compra”, contou o vendedor.

Em um outro espaço da Praia Grande, Antenor Pontes, de 54 anos, disse que contava com ajuda de São Pedro para que ele pudesse ficar até o final da festa para vender os 20 quilos de batata que ele levou para o comércio informal.  “ Eu quero que o folião brinque bastante, se divirta e saia com muita fome para comer aqui. A batata repõe a energia do folião, ainda mais daquele que bebe. Espero que eu consiga vender uns 50 pratinhos de batata, o que seria todos os 20 quilos que eu trouxe”, comentou.

E para toda essa demanda de alimento e produtos carnavalescos, tem um folião em cada esquina pulando e liberando muita energia com o ritmo e diversidade da música maranhense. No ritmo do som da bateria da escola de samba “ Turma do Quinto”, Maria Júlia Serejo, de 70 anos, maranhense, mas que mora no Rio de Janeiro desde a década de 70, conta que sempre volta ao Maranhão nesse período. “O carnaval do Rio de Janeiro é muito bom, mas voltar para meu estado e encontrar essa festa nessa grandiosidade, com muita organização, segurança e folia, não tem igual”, celebra a foliã.

A turista Tais Maia que vem de Manaus, considera São Luís uma cidade histórica e portuária. Com o celular em uma das mãos, produzindo uma selfie e cantando com a banda da Bandida, a turista se diverte.  “Um bloco maravilhoso. Ano que vem trago a minha turma de Manaus. É um povo caloroso. Essa é minha segunda vez aqui e cheguei curtindo a festa da cidade.  Daqui a pouco embarco para outra cidade, mas para mim o Maranhão tem que fechar com chave de ouro.

A jovem falou estar admirada com a segurança no Centro e que “a polícia daqui está de parabéns, pois em todo circuito que fiz eu pude ver policiais, fazendo revista . Estou tão tranquila que venho fazendo selfie durante todo o desfile do bloco, mostrando para os meus amigos de Manaus como é linda essa festa de vocês”, ressaltou.

Para manter toda essa segurança elogiada por Tais, mais de 150 homens da polícia foram destacados para região da Praia Grande. A pé, nas viaturas e no policiamento montado, os policiais se revezaram nas ruas e becos do Centro. “Aqui especificamente, na Rua do Egito, nós estamos realizando o trabalho de abordagem em todo mundo que entra aqui no espaço da banda. Isso é essencial para garantir a segurança de todos”, disse o capitão da Polícia Militar, Harden Lima, quem comandava a operação na área.

No ponto citado pelo policial, onde foi realizado a concentração da ‘Bicicletinha do Samba’, as charangas e marchinhas maranhenses marcaram a última apresentação antes do período do carnaval em São Luís.

No próximo final de semana, a banda embarca para realizar apresentações em alguns municípios do estado. “ São sete anos de tradição e folia, com a Bicicletinha no carnaval.  Estamos na programação do Governo do Maranhão no pré-carnaval, onde iremos fazer a festa nos interiores, em clubes e associações. A partir do próximo sábado até o carnaval, nós estaremos com uma programação imensa de festa. São Luís precisa de grupos que se fortaleçam e que façam o verdadeiro carnaval de rua”, avaliou Gutemberg Marques Bogéa, conhecido popularmente como Guto,  idealizador e músico da Bicicletinha do Samba.

O músico fala ainda da importância do apoio do Governo nas brincadeiras “É um pré-carnaval totalmente seguro e marcado pela organização. É isso que a gente prima. Quem chega aqui pode ver muito policiamento, barraca para alimentação, espaço para venda de bebidas, uma verdadeira organização, dando condição ao folião de brincar e se divertir à vontade.  A atual gestão sempre nos ajuda, e esse é o segundo ano consecutivo de patrocínio, onde conseguimos toda essa estrutura, com som, tenda e iluminação. Temos a colaboração da prefeitura, com a iluminação e a Polícia Militar. Essas parcerias amenizam o custo e fazem com que possamos dar continuidade a essa grandiosa festa”, ressaltou Guto.

Quem também elogiou o apoio e falou da programação foi um dos organizadores da ‘Banda da Imprensa’, Célio Sérgio, que estava comandando a festa na Praça dos Catraeiros, que contou com a participação da ‘Confraria do Copo’, ‘Os Foliões’, ‘As Brasileirinhas’,  e com a bateria da escola de samba ‘Turma do Quinto’. “Essa festa é feita pelos meus colegas de imprensa que estão aqui prestigiando e dando mais alegria ao nosso espaço. A banda da Imprensa sempre melhorando, esse ano nós contamos com o patrocínio do Governo do Estado, que nos deu mais suporte e estrutura para a nossa festa. Hoje aqui é só alegria. Estamos realizando todos os sábados e no último dia teremos o baile da imprensa, na Casa do Maranhão”, convidou Célio.

(Foto: Carlos Pereira)

0 comentários:

Postar um comentário