sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017
SÃO BERNARDO – O compositor e professor da UFMA, Paulo Rios Filho, é um dos compositores convidados do projeto Reinventing Smetak (Reinventando Smetak), realizado pelo tradicional conjunto alemão Ensemble Modern, em parceria com o DAAD Artistas-em-Berlim, e com apoio do Gorthe Institute, em homenagem ao compositor, violoncelista e inventor de instrumentos suíço-brasileiro, Walter Smetak.

Paulo, que integra o projeto junto aos brasileiros Arthur Kampela (radicado em Nova Iorque) e Daniel Moreira (radicado em Hannover) e à australiana Liza Lim, é o autor da obra Volvere, que, após cinco meses de pesquisa e criação, será estreada pelo conjunto alemão no dia 25 de fevereiro, em Frankfurt na Alemanha.

O Ensemble Modern é um dos mais antigos e mais importantes grupos de música contemporânea da Europa, tendo estreado obras de diversos compositores modernos, como John Adams, Hans Zender, Heiner Goebbels, Hans Werner Henze, Mauricio Kagel, Helmut Lachenmann, György Kurtág, György Ligeti, Karlheinz Stockhausen, Steve Reich e Frank Zappa.

Em conjunto com o programa de residências artísticas do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), o ensemble lançou o projeto em homenagem a Smetak e irá utilizar, nos concertos do projeto, réplicas e originais de alguns dos mais fascinantes instrumentos inventados pelo Velho Bruxo, como é conhecido o compositor Suíço, falecido em 1984, com 71 anos de idade.

De acordo com o compositor e professor da UFMA, Paulo Rios, esta é uma grande oportunidade de manter contatos para possíveis intercâmbios e trocas de experiência. “A oportunidade de colaborar com um grupo da magnitude do Ensemble Modern, abre as portas para colaborações, trocas e intercâmbios futuros com a UFMA e com o câmpus de São Bernardo, mais especificamente”, lembrou.

Além da estreia, em Frankfurt, o conjunto já tem uma performance do projeto programada para Berlim, em março, dentro da programação do tradicional festival de música Maerz Muzik, e dentro de uma pequena turnê brasileira, passando por São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, em Julho de 2017.

Paulo Rios Filho, professor do curso de Linguagens e Códigos, habilitação em Música, da UFMA, no câmpus de São Bernardo, trabalhou durante cinco meses na pesquisa e criação da sua obra Volvere, que versa sobre o universo criativo e filosófico de Smetak, sobretudo a partir da leitura de seu livro O Retorno ao futuro (ao Espírito), e através da exploração da ideia de uma certa transgressão do progresso, o retorno ao invés da evolução, mas uma involução criadora, um retorno à pura capacidade criativa.

Desde 2013, Paulo Rios, que é professor de música do câmpus de São Bernardo, vem tendo suas obras apresentadas em diversos estados brasileiros, além de países como Holanda, Portugal, Argentina, Rússia, Venezuela, Alemanha e Estados Unidos. Em março segue para Berlim, onde, além de assistir à apresentação de sua obra, atua como um dos convidados do festival, dando palestra e participando de mesas.


0 comentários:

Postar um comentário