quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017
O Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) recebe, nesta quinta-feira (23), às 9h, a 5ª Edição do Projeto Caminhada Musical, que reúne músicos e estudantes do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A atividade é uma das ações de Humanização do Atendimento executadas na unidade e faz parte de uma parceria entre o hospital, por meio do setor de Reabilitação, com a musicoterapeuta Brasilena Gottschall, que ministra disciplinas como educação especial musical.

A programação contempla marchinhas de carnaval e canções de grupos maranhenses, uma forma de inserir os pacientes e acompanhantes à folia momesca. A cada encontro tem sido grande a participação dos pacientes, seja cantando ou tocando instrumentos musicais como chocalhos, produzidos pelos próprios alunos.

Segundo a Federação Mundial de Musicoterapia, a utilização da música e/ou seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) promove comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, a fim de atender às necessidades físicas, mentais e sociais.

0 comentários:

Postar um comentário