sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017
População tem acesso à livros, gratuitamente, 24h no terminal de integração da cidade


IMPERATRIZ – Na terça-feira, 07, o Terminal de Integração de Ônibus de Imperatriz foi palco para o início oficial do projeto “Parada Literária”.  A iniciativa idealizada por servidores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), possibilitará que pedestres e usuários do transporte público tenham acesso à leitura de forma mais prática e sem nenhum custo.

Para Alessandra Saraiva, bibliotecária da UFMA e uma das idealizadoras da “Parada Literária”, a importância do projeto para a comunidade é proporcionar um momento de lazer para quem passa pelo terminal de integração, assim, gerando uma rotatividade de obras e, consequentemente, do conhecimento. “O projeto quer proporcionar uma oportunidade de lazer para quem passa pela Integração, no momento em que eles podem pegar os livros e ler. Também é necessário que as pessoas façam a sua parte doando outros livros, contribuindo para que as obras doadas possam circular, afinal, é importante que todos tenham acesso à leitura”, afirmou.

As obras poderão ser devolvidas de forma imediata ou o passageiro pode levar para casa, tudo sem precisar do auxílio de alguém do projeto para realizar o empréstimo. No entanto, a intenção da “Parada Literária” é que as obras sejam devolvidas de forma espontânea e que novas publicações doadas pelos próprios passageiros possam ser acrescentadas ao acervo.

“Os livros podem ser doados unicamente na biblioteca da UFMA, câmpus Centro, localizado próximo à integração. Vale ressaltar que poderão ser doados livros de qualquer área do conhecimento, desde literatura até livros técnicos”, completou Alessandra.

Para o professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão e incentivador da “Parada Literária”, Marcos Fábio Belo Matos, a ideia é multiplicar o projeto nas áreas de grande circulação da cidade, democratizando a leitura e possibilitando um enriquecimento cultural. “O projeto tem o propósito de se multiplicar pela cidade de Imperatriz, em lugares de grande circulação como Hospital Municipal de Imperatriz, Shopping do Cidadão, Rodoviária e que as pessoas possam abraçar essa ideia”. Ele destaca também que a importância do projeto é que, com pequenas iniciativas, possamos melhorar o nível de leitura da população. "Iniciativas como essa consegue democratizar o livro, que é uma coisa cara, democratizando a leitura, fazendo com que as pessoas que estão nesses lugares possam ter outra possibilidade de enriquecimento cultural”, ressaltou.   

A estudante do Ensino Médio e usuária do transporte público da cidade, Maria Eduarda Lima, avaliou que o projeto é de grande importância para a comunidade acadêmica, que muitas vezes não tem acesso à livros tão diversificados. “O projeto vai ajudar a todos, principalmente os estudantes. Aqui tem de tudo”. Maria Eduarda também aproveitou o momento para parabenizar os idealizadores da “Parada Literária”. “Parabéns a todos os envolvidos, fico muito feliz em saber que tem gente que luta por uma comunidade com mais leituras”, colocou.

DOAÇÕES

Os interessados em fazer doações de livros e revistas diversas ao projeto “Parada Literária”, podem procurar a biblioteca da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), câmpus Centro, localizada na Rua Urbano Santos, de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 8h às 21h.

0 comentários:

Postar um comentário