sábado, 11 de fevereiro de 2017
As praias da Região Metropolitana de São Luís continuam, em sua grande maioria, com os pontos próprios para banho. É o que aponta o laudo semanal de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (10), realizado pelo Laboratório de Análises Ambientais – LAA, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), entre os dias 01/02 e 05/02. O novo levantamento aponta que 17 (80,95%), dois 21 pontos monitorados da orla ludovicense, estão balneáveis.

Os investimentos realizados pelo Governo do Estado desde o início de 2015 em saneamento básico começaram a surtir efeito em meados de 2016, o que influenciou diretamente na balneabilidade das praias que, a partir de agosto do ano passado, começaram a apresentar índices microbiológicos aceitáveis. De acordo com o novo laudo, as praias do Calhau, Olho D’água, Meio e Araçagi estão com todos os pontos próprios para banho.

Já a praia da Ponta D’areia apresenta três locais em que os níveis de enterecocos estão acima dos aceitáveis (Em frente a Praça de Apoio ao Banhista, em frente ao Edifício Herbene Regadas e em frente ao Hotel Brisamar), e a praia de São Marcos apenas um (Foz do Rio Calhau).

Mesmo com as fortes chuvas que estão caindo em São Luís desde o início do ano, a balneabilidade das praias se mantém em nível alto e constante, o que ratifica o sucesso no processo progressivo de despoluição. “Há quem pense que nós estamos dizendo que o trabalho está concluído. Não, nós dizemos exatamente o contrário. Todas as semanas o trabalho está em curso e em andamento e o que nós fazemos é anunciar os resultados já obtidos. Porque é dinheiro público que está sendo investido”, disse o governador Flávio Dino.

Ele destacou também que o Governo do Estado já concluiu o trabalho atinente ao Rio Pimenta, está concluindo o do Rio Claro e começando no Rio Calhau. Assim como o saneamento do entorno da Lagoa da Jansen e a conclusão das estações de tratamento às margens do Rio Anil.

“É esse conjunto que vai dar plena sustentabilidade a conquistas de praias limpas. Esse é um trabalho contínuo. É muito positivo para o nosso estado, para a nossa cidade, que nós tenhamos já resultados, ou seja, que nós possamos anunciar que semanalmente a maioria das nossas praias estão descontaminadas”, realçou.

De acordo com o governador, esse quadro é importante para a sociedade e para o lazer, que é um direito para as atividades esportivas para as crianças.

“Mas é importante economicamente, porque essa é a pré-condição para que nós possamos captar eventos, para que nós possamos dinamizar o setor de alimentação fora do lar, o setor do turismo. Porque é uma contradição que uma Ilha não tenha praias disponíveis. E ninguém entende isso. E há uma dimensão, portanto, de geração de riqueza, para que outros segmentos como do esporte e da cultura possam se desenvolver a partir desse investimento”, enfatizou Flávio Dino.

0 comentários:

Postar um comentário