segunda-feira, 27 de março de 2017
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, neste sábado (25), a primeira reunião de trabalho do Comitê do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é formado pelo secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, pelos secretários adjuntos, o subsecretário de Educação Danilo Oliveira, e técnicos da Seduc. O comitê tem a função de planejar, executar e acompanhar as ações estratégicas do Governo do Maranhão para elevar os indicadores educacionais do Estado, bem como coordenar as ações na formação de educadores, a preparação dos alunos para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Este será um comitê de assessoria, consultoria e também executor das ações. Vai assessorar e propor, ao governo, soluções visando a melhoria dos indicadores educacionais. E depois que as ações forem aprovadas pelo governador, esse comitê terá a responsabilidade de executá-las”, destcou o Secretário Felipe Camarão.

Na reunião foram discutidos o atual panorama dos indicadores educacionais, os avanços e as estratégias para execução das ações planejadas para a melhoria da qualidade da educação e consequentemente do Ideb, e apresentadas as novas ações que serão implementadas.

O governo já tem em execução várias opções para melhoria do Ideb na rede municipal. Uma delas é a assessoria técnico-pedagógica aos municípios que integram o Programa ‘Escola Digna’, notadamente aqueles com a menor taxa de escolarização, implantada desde os primeiros meses de gestão. Há um mês, foi lançado o ‘Programa Avança’, que está em 31 municípios está realizando ações de intervenção pedagógica para correção da defasagem idade-ano escolar dos alunos do Ensino Fundamental, além de outras ações em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Com o ‘Mais Ideb’, já em execução, o governo estabeleceu um conjunto de ações que vão desde a garantia de professor na sala de aula, com concurso público, ampliação de jornada e concursos de remoção, melhorando a gestão do corpo docente da rede; monitoramento do Censo Escolar; ações para diminuir os índices de abandono e reprovação; formação para mais de 3 mil professores de Língua Portuguesa e Matemática, nas 19 Unidades Regionais de Educação (UREs); acompanhamento intensivo às escolas; realização de simulados e oficinas de redação, visando elevar a proficiência, e incentivo às escolas com bom desempenho em avaliações nacionais.

Com as primeiras ações implantadas pelo Governo de Todos, o Maranhão já registrou um avanço significativo no Ideb. O estado saltou da penúltima posição no ranking do Ideb, entre os estados brasileiros, em 2013, para 19ª posição em 2015, alcançando o segundo maior crescimento (0,3) entre as redes estaduais do país. Isso representa o melhor desempenho da série histórica desde 2005, conseguindo assim reverter forte tendência de queda.

Em artigo publicado neste domingo o Secretário Felipe Camarão destacou que: “Com o ‘Mais Ideb’ já em curso, e o compromisso de um governo que, mesmo com a crise econômica do País, continua investindo em educação, somos otimistas e seguros em afirmar que o resultado será a elevação dos índices e uma educação pública de qualidade, que é o que todos os maranhenses merecem”, disse Felipe Camarão.

0 comentários:

Postar um comentário