terça-feira, 21 de março de 2017
No Dia Mundial da Água, celebrado hoje, 22 de março, não estamos passando por uma situação exatamente agradável no Brasil. Ao contrário do que parece, a água é um recurso natural esgotável. Estudos sobre o sistema hídrico mundial são unânimes em indicar que, se a média de consumo global não diminuir no curto prazo, teremos problemas de escassez. Diante desse quadro de escassez, a solução é economizar, reciclar e investir no uso consciente da água.

Uma prática que vem se tornado cada vez mais comum é o reuso da água. Em São Luís, por exemplo, oito estudantes da escola técnica Ana Neri Educação Profissional desenvolveram o projeto “Ações teóricas e práticas para uma sensibilização ao consumo de água pela sociedade”, visando conscientizar sobre o uso racional e sustentável da água, assim como a preservação de sua qualidade e práticas de reaproveitamento.

Sob a supervisão do geógrafo Marcelo Benício e do bioquímico Fagner Prata, os estudantes implantaram dois sistemas para a redução do desperdício de água na escola, através do reaproveitamento de garrafas PETs de refrigerante com capacidade de 1,5 litros colocadas dentro das descargas de sanitários dos banheiros. “O intuito é a redução do desperdício de água em até 1,5 litros por cada ato de descarga que for feito”, explicou Benício.

O outro projeto foi a implantação de um sistema de captação, armazenamento e reuso da água dos condicionadores de ar para a limpeza das dependências e irrigação do jardim da escola. “O objetivo é reduzir o gasto na conta de água e a valorização ambiental que se ganha com o reuso destas águas que se descartaria nos esgotos da cidade”, afirmou Prata.

Com essas ações, os estudantes conquistaram em 2016 o primeiro lugar na II Feira de Inovações Sustentáveis do Parque Botânico da Vale de São Luís.

0 comentários:

Postar um comentário