quarta-feira, 29 de março de 2017
De 29 de março a 2 de abril, o Maranhão será um dos destaques no 9º Salão do Artesanato, que será realizado no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF). Com o objetivo de divulgar e valorizar o artesanato maranhense, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur) e Coordenação Estadual do Artesanato, está promovendo a participação de artesãos do Estado, que vão comercializar suas criações em um estande exclusivo, no evento.

A expectativa é de que 60 mil passem pelo Parque da Cidade, em um espaço de 19 mil metros quadrados, dividido entre estandes e trabalhos de 1500 artesãos de 17 estados brasileiros.

A participação do Maranhão marca o retorno da divulgação do artesanato na capital federal. “Por alguns anos o Estado não participou do evento e agora retorna com trabalhos com forte identidade cultural, que foi um dos critérios do chamamento público para a seleção dos participantes. Para o salão estamos levando como diferencial os produtos em cerâmica vitrificada e máscaras de Fofão também em cerâmica. Certamente, os artesãos terão uma excelente exposição e incremento dos negócios”, destaca a coordenadora estadual do artesanato, Viviane de Jesus.

O estande do Maranhão terá decoração alusiva às festas juninas, que representam um grande atrativo do estado. Bandeirinhas farão moldura às mais de 500 peças que serão vendidas em um espaço de 55m², que terão a ‘companhia’ de um bumba-meu-boi e índia (paramentada em um manequim). Utensílios em fibra de vegetal, instrumentos musicais, biojóias e azulejaria são exemplos do que os visitantes terão oportunidade de conhecer e levar para os mais diversos usos. Os visitantes também terão oportunidade de ver de perto a confecção de máscaras de Fofão e cazumbás de cerâmica, produzidos pelo mestre Nil Muniz, além dos instrumentos musicais ligados à cultura popular maranhense, criados por Carlos César Nascimento (mestre Peixinho). Paralelamente ao espaço de exposição e comercialização, haverá oficinas de artesanato, shows e palestras.

A feira

O 9º Salão do Artesanato é um dos maiores eventos do artesanato do país, que reúne vários estados brasileiros com o apoio do Programa Brasileiro do Artesanato (PAB), vinculado à Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa da Secretaria de Governo da Presidência da República, da Secretaria de Turismo da GDF, Sesc-DF e patrocínio cultural do BRD. A participação do Maranhão, promovida pela Sectur, marca a abertura oficial da agenda de feiras que o estado participará em 2017.

0 comentários:

Postar um comentário