quarta-feira, 15 de março de 2017
Os 17 novos residentes médicos do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) participaram de uma visita guiada na unidade e, ainda, do treinamento sobre o Sistema de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), utilizado no hospital, uma ferramenta pioneira no Maranhão, no que se refere à Rede Estadual da Saúde. Os demais médicos aprovados para o Programa Residência Médica do Governo do Estado, no qual o edital ofereceu 31 vagas, atuarão nos hospitais do Câncer do Maranhão, Aldenora Belo, Dr. Juvêncio Mattos e Hospital Nina Rodrigues.

O HCM recebe nove residentes de cirurgia geral, cinco de clínica médica, dois de dermatologia e um de urologia. O diretor Geral do HCM, Josué Almeida, guiou a visita dos residentes, na última semana, aos setores da unidade e explicou sobre o funcionamento de alguns serviços como o Hospital-Dia, Ambulatório, Centro Cirúrgico, Setores de Imagem, entre outros.

“A visita foi uma forma de apresentar e acolhê-los no hospital, onde eles atuarão nos próximos anos. Estamos felizes por receber esses 17 novos residentes, e ainda temos mais 14 atuando na Clínica Médica e na Cirurgia Geral”, contou.

O residente de Cirurgia Geral, Benedito Mouchrek, elogiou a estrutura física do HCM. “Já conhecia o hospital, mas fiquei surpreso com a estrutura daqui e com a possibilidade de participar de um grande número de cirurgias”. Para Rafaella Paez, fazer dermatologia no próprio estado foi uma alegria. “Confio nos preceptores, e sei que o hospital é comprometido em prestar uma saúde adequada para a população maranhense”.

A coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme) do HCM, Vera Xavier, ressaltou a inclusão da especialidade dermatologia no Programa Residência Médica do Governo do Estado. “A vinda dessa especialidade para o hospital é um ganho enorme para o estado e também para a população. E o meu conselho para eles é que sempre dêem o seu melhor para atender aos pacientes”, afirmou.

O supervisor de Dermatologia elogiou o empenho do Governo do Estado, por meio da direção do HCM, em trazer a residência para o Maranhão. “Os residentes da área atuarão na parte de ambulatório e também realizando cirurgias dermatológicas”. “Ter a residência em urologia no HCM é motivo de orgulho, satisfação e também um desafio”, completou o supervisor da residência Eduardo Castro.

Participaram da visita guiada o diretor geral do HCM, Josué Almeida Vieira Filho, pela coordenadora da Comissão de Residência Médica do HCM (Coreme), Vera Xavier, e pela Supervisão dos Programas de Cirurgia Geral, Manoel Francisco da Silva Santos; de Clínica Médica, João Batista de Sá Filho; de Dermatologia, Eduardo Lago; e de Urologia, Eduardo Castro.

Os médicos aprovados para o Programa Residência Médica do Governo do Estado, que atuarão nos hospitais do Câncer do Maranhão, Dr. Carlos Macieira, Aldenora Belo, Dr. Juvêncio Mattos e Hospital Nina Rodrigues. Antes, participam da Semana de Acolhimento do Programa Residência Médica, com a participação do entre os dias 6 e 10 de março, no auditório do Hospital Nina Rodrigues, em São Luís.

Gratificação

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, assinou, no início da segunda quinzena de fevereiro, a portaria que assegurou o pagamento de gratificação a coordenadores e supervisores dos programas de Residência Médica, no valor bruto mensal de R$ 2 mil, fortalecendo a expansão da formação médica no estado. A assinatura do documento ocorreu durante encontro com os representantes da classe médica.

0 comentários:

Postar um comentário