sábado, 18 de março de 2017
SÃO LUÍS – Nesta sexta-feira, 17, a reitora Nair Portela recebeu o novo diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Luciano Valentim Rechiuti, que visitou diversos prédios da Cidade Universitária e obteve mais detalhes sobre a parceria entre a Universidade Federal do Maranhão e Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) para a implantação do curso de Engenharia Aeroespacial na UFMA, com a colaboração do próprio CLA.

O encontro ocorreu no Centro Pedagógico Paulo Freire, em que a reitora Nair Portela ressaltou a Luciano Valentim a relevância da proximidade entre a instituição e o CLA. “É muito importante que a UFMA e o Centro de Lançamento de Alcântara façam parcerias que possam contribuir ainda mais com a sociedade maranhense e o crescimento do programa espacial brasileiro. Nossas conversas estão muito bem-encaminhadas junto com o ITA e já estamos desenvolvendo o projeto político-pedagógico do curso de Engenharia Aeroespacial da universidade, do qual o CLA é parceiro significativo”, pontuou a reitora.

O diretor do CLA declarou ter muita satisfação com a aproximação das três instituições e frisou o papel do Centro de Lançamento na formação profissional da universidade. “Nós queremos ser um complemento dessa parceria, que entendemos ser muito importante, pois temos a dificuldade da fixação de profissionais de fora do estado aqui no Maranhão, por conta de diversos motivos, entre eles o familiar. Vamos estreitar nossos laços e ver como podemos colaborar ainda mais”, disse Valentim.   

Na ocasião, o assessor de Relações Internacionais, Allan Kardec Barros Filho, explanou que já foram liberados 60 milhões para estruturar o curso de Engenharia Aeroespacial, por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal José Reinaldo Tavares. A graduação será vinculada ao curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) da UFMA e atenderá à demanda por profissionais qualificados na área.

“Sabe-se que há uma demanda por profissionais capacitados para atuar no CLA e em outros campos do mercado da aeronáutica brasileiro. O curso de Engenharia Aeroespacial terá dupla certificação, UFMA-ITA, e temos como objetivo torná-lo referência nacional em competência aeroespacial”, afirmou Allan Kardec.

O projeto político-pedagógico foi apresentado a Luciano Valentim pelos professores da UFMA Carlos Alberto Brito, do curso de Engenharia Mecânica, e Inaldo Costa, da graduação em Engenharia de Computação. Ambos detêm títulos de mestrado e doutorado pelo ITA e fazem parte da comissão de criação do curso de Engenharia Aeroespacial, composta por docentes de diversos cursos do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da universidade.

“A criação desse curso representa um avanço na área de tecnologia no Maranhão. Para os alunos, será uma ampliação da atuação profissional e técnica, pois poderão, eventualmente, atuar nessa área específica sem sair do estado”, declarou o professor Brito. Ele também acrescentou que o projeto foi feito pela UFMA, com a contribuição do CLA e ITA em sugestões e revisões.

Saiba mais

O curso de Engenharia Aeroespacial da UFMA, segundo o projeto político-pedagógico em desenvolvimento, terá como base os dois primeiros anos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) da Instituição, em que o estudante, em seguida, fará a transição para o curso específico, com duração de três anos e disciplinas voltadas, por exemplo, para a navegação e guiagem, eletrônica para aplicações espaciais e governança de organizações aeroespaciais e aeroportuárias.  

0 comentários:

Postar um comentário