quarta-feira, 29 de março de 2017
Em comemoração aos ritos religiosos decorrentes da aproximação e passagem da Semana Santa, a Unidade Gestora de Cultura Popular, órgão vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo do Maranhão (Sectur), abriu a exposição ‘Pão, Transformação e Reflexão’. A exposição fica aberta até o dia 20 de abril na galeria Zelinda Lima (Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho), no horário das 9h às 18h, de terça a sábado, e aos domingos, das 9h às 13h.

Os objetos em exposições são compostos por cálices, jarras usadas em batismos e outros elementos sacros relacionados a tradição religiosa católica que celebra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Para o superintendente de Cultura Popular da Sectur, Alaim Jorge, o Centro de Cultura Popular procura transformar o espaço do museu em um espaço de reflexão voltada para a semana santa. “A exposição busca promover uma abordagem dos elementos de representação cristã na transubstanciação e na reflexão que ela promove, principalmente nesta época do ano”, destacou Alaim.

A exposição apresenta objetos originais e réplicas que representam a via-crúcis, o sacrário, Círio Pascal, e a santa ceia, dentre diversos outros elementos da liturgia católica que possui prodigiosa expressividade e influência nas manifestações da cultura popular maranhense.

0 comentários:

Postar um comentário