quarta-feira, 22 de março de 2017
A recepção aos calouros teve como tema: O campus também é seu! Vamos conversar? E foi conduzida pelo professor do curso de Turismo, Davi Andrade

SÃO LUÍS – Estudar em uma universidade pública sempre foi sonho de vários jovens. Esta segunda-feira (20) foi o início da realização deste sonho, que começou com uma aula inaugural de boas vindas aos mais novos estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizada no auditório principal do Centro Pedagógico Paulo Freire. A recepção aos calouros, que marca o começo do primeiro semestre letivo de 2017, teve como tema “O campus também é seu! Vamos conversar?”, e foi conduzida pelo professor do curso de Turismo, Davi Andrade.

Em seu discurso, o professor Davi Andrade fez um resgate histórico das primeiras universidades no Brasil até a fundação da UFMA. O estudioso contou que as primeiras universidades no Brasil priorizavam dois pilares: a pesquisa científica e a formação profissional para o mercado.

No entanto, para Davi Andrade, com as mudanças, os pilares agora são outros: ensino, pesquisa e extensão. “Realizem suas atividades de ensino e participem dos projetos de pesquisa e de extensão coordenados pelos professores de seus cursos, porque isso irá fortalecer seus conhecimentos”, recomendou aos alunos.

O professor de Turismo também pediu aos calouros que cuidem da universidade. Porque ela é de todos e que sempre tratem bem os companheiros, os professores, os técnicos administrativos e os colaboradores, a fim de que haja uma convivência harmônica e solidária dentro do campus.

Para aluna de Filosofia, Ana Clara Rodrigues, foi um sacrifício conseguir passar no Enem. A estudante afirmou que está muito feliz por conseguir entrar na UFMA e espera que o curso mude a sua forma de pensar o mundo. “A minha expectativa é de que este curso consiga me ajudar na reorganização do conhecimento sobre o ser humano”, destacou.

O calouro de Engenharia Química, Leandro Almeida, que já cursava engenharia numa universidade particular, espera ampliar o conhecimento já adquirido. “Espero ter um melhor aproveitamento em relação ao curso que eu fazia na faculdade privada, afinal agora estou numa universidade federal”, pontuou.

Antes da solenidade de boas vindas, os alunos do curso de música da UFMA, coordenados pela professora Brasilena Gottschall, realizaram uma apresentação musical. O presidente da APRUMA, professor do Departamento de Medicina II, Antonio Gonçalves Dias, também fez uma intervenção sobre a PEC nº 287-A, de 2016, do Poder Executivo, que, para ele "é uma falácia, porque altera vários artigos da Constituição para dispor sobre a seguridade social, estabelece regras de transição e dá outras providências".

Em seguida, por meio de vídeos, os grupos religiosos Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB), Grupo Mover; Movimento Universitário de Evangelismo (Mude) e o Ministério Universidades Renovadas apresentaram seus objetivos de compartilhar a palavra de Deus com os jovens universitários e propor um novo modo de vida, por meio de ações sociais e de artes, como dança, teatro e música.

Sonho - A reitora da UFMA, Nair Portela, disse aos novos alunos que eles são privilegiados por estarem fazendo parte da história desta universidade. “Hoje vocês estão conseguindo realizar parte de seus sonhos, mas esses sonhos só se completam quando vocês terminarem esse curso, para depois cumprir a missão de ajudar o Brasil”, alertou.

Nair Portela pediu aos alunos que participem da construção da instituição. “O coletivo ajudar a construir e vocês precisam ter essa consciência de aprender a valorizar a nossa universidade”, contou. A reitora também solicitou aos alunos que trabalhem em equipes, porque assim se consegue o melhor resultado.

Já a Pró-Reitora de Ensino, Isabel Ibarra Cabrera, pediu aos alunos que aproveitem as oportunidades que são ofertadas pela UFMA e que deem suas contribuições. “Tenham consciência de que vocês entraram numa universidade comprometida com o ensino, a pesquisa e a extensão”, afirmou.

Confira: Galeria de Fotos

0 comentários:

Postar um comentário