terça-feira, 31 de janeiro de 2017
O Governo do Estado deve lançar, em fevereiro, edital com a oferta de 15 bolsas de pesquisas voltadas para recém-doutores, do Maranhão e do Brasil, que queiram pensar projetos voltados para o desenvolvimento do estado e do país. Os recém-doutores selecionados por meio do edital irão atuar nas Universidades Estadual (Uema) e Federal (UFMA) do Maranhão e na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul).

Nesta segunda-feira (30), o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, e o presidente da Fundação de Amparo e ao Desenvolvimento do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira, reuniram professores de programas de pós-graduação da UFMA, Uema e Uemasul para discutir a elaboração do Edital de Apoio às Pesquisas Voltadas ao Desenvolvimento: Ignácio Rangel. O evento contou com as participações da diretora Científica da Fapema, Silvane Magali, e dos consultores da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Raimundo Palhano, e o professor titular de Economia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando de Paula.

A partir dos projetos, a Secti deverá criar um Centro de Desenvolvimento de Pesquisa no Maranhão atrelado à questão do desenvolvimento socioeconômico do estado e do Brasil focado nos eixos da educação, economia e ciência e tecnologia. A idéia é articular através de professores, pesquisadores visitantes, recém-doutores, um grande grupo de pensamento que possa discutir o desenvolvimento e pensar caminhos e soluções para resolver os principais gargalos que existem tanto no Maranhão quanto no Brasil.

“O sentido do projeto é convidar a intelectualidade para discutir o desenvolvimento do Maranhão e do Brasil. As pesquisas não serão somente sobre o Maranhão, mas como a partir do Maranhão podemos pensar o desenvolvimento do país”, explicou o secretário Jhonatan Almada durante a abertura da Oficina de Planejamento e Participação Popular realizada no auditório da Fapema. O objetivo da oficina foi buscar junto aos professores de pós-graduação contribuições para o edital.

Os pesquisadores que vão atuar no projeto terão como inspiração o pensamento de Ignácio Rangel, maranhense consagrado nacionalmente no âmbito da economia e que poderá inspirar as pesquisas e produções dos recém-doutores. O projeto terá a duração de 12 meses. Como resultado do trabalho, os participantes deverão apresentar três seminários parciais, 30 artigos científicos, 15 relatórios de pesquisa e dois livros coletivos reunindo os resultados das pesquisas, além de um seminário final reunindo as experiências alcançadas no projeto.

“A idéia é articular através de professores pesquisadores visitantes, recém-doutores, um grande grupo de pensamento que possa discutir o desenvolvimento a partir da experiência maranhense colocando em relação com o contexto nacional”, destacou o diretor presidente da Fapema, Alex Oliveira.

No âmbito da Secti, as pesquisas irão contribuir para instituição do Centro Ignácio Rangel de Estudos do Desenvolvimento que irá abrigar as pesquisas. “A idéia é produzir aqui esse centro de pensamento e reunir os trabalhos que já temos produzidos por maranhenses e a contribuição de pesquisadores de outros estados e que tenham interesse também em fazer essa discussão”, disse Jhonatan Almada.

MAIS QUALIFICAÇÃO

A diretora Científica da Fapema, Silvane Magali, explicou que o Edital está dentro da linha ‘Mais Qualificação’, que visa estimular estudantes e pesquisadores maranhenses por meio de bolsas de estudos e do Programa Pesquisando, que está focado na qualificação e no estímulo profissional dos pesquisadores. Para o professor Luiz Fernando de Paula, da UERJ, a iniciativa do Governo do Maranhão de lançar o edital é inovadora e mostra a preocupação em promover o desenvolvimento do estado e em contribuir para superação da crise brasileira. “O Maranhão está de parabéns pela iniciativa”, disse.

O professor Raimundo Palhano disse que o principal objetivo do projeto é produzir contribuições para o enfrentamento da crise de desenvolvimento que se tem no Maranhão e no Brasil. “A partir dos projetos surgirão idéias e propostas para superação dos grandes desafios para o desenvolvimento maranhense e do Brasil”.
O Governo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), encaminhará equipes para fortalecer as ações contra a febre amarela no interior do Maranhão. O plano de trabalho será apresentado nesta terça-feira, às 8h30, em frente à Secretaria, em São Luís.

Na primeira etapa, 18 profissionais intensificarão as ações nas áreas rurais das regiões de Barra do Corda, Balsas, São João dos Patos e Imperatriz. As equipes levarão vacinas, material educativo sobre a febre amarela, além de efetuar a verificação de epizootias em macacos.

A ação preventiva chegará, até o final de fevereiro, nas regiões de Pedreiras, Santa Inês e Zé Doca. O objetivo do Governo é garantir que o Maranhão permaneça sem registros da doença em humanos. Os casos confirmados ocorreram entre os anos 1973 a 1995, com 101 registros e 19 óbitos.
O presidente do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon/MA), Duarte Júnior, se reuniu, nesta segunda-feira (30), com o diretor da empresa Odebrecht Ambiental, o prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra, e o secretário de Obras de São José de Ribamar, Glauber Garreto, para cobrar soluções sobre os problemas mais recorrentes no fornecimento de água nos dois municípios e também, a respeito da possibilidade de suspender a concessão da Odebrecht Ambiental.

A reunião acontece após a investigação realizada pelo Procon/MA que culminou em multa no valor de R$ 433,5 mil por fornecimento de água imprópria para o consumo. Segundo laudos da Superintendência Estadual da Vigilância Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador, as amostras colhidas em diferentes pontos dos municípios infringiram os padrões de potabilidade do Ministério da Saúde. Algumas amostras, por exemplo, apresentaram alto teor de coliformes totais.

Na reunião desta segunda-feira, o Procon/MA e as prefeituras de São José de Ribamar e de Paço do Lumiar cobraram da concessionária a solução definitiva para problemas recorrentes, como a má qualidade da água, a cobrança indevida de taxas e a suspensão irregular do serviço.

A Odebrecht Ambiental tentou desqualificar os laudos utilizados pelo Procon/MA alegando que não atende ao município da Raposa. A partir de faturas e laudos técnicos, o Instituto provou que a empresa fornece água para o bairro Pirâmide, cuja população sofre com a indefinição de seu território, recebendo contas com endereços ora da Raposa, ora de Paço do Lumiar. Independentemente disso, o Procon/MA apresentou ainda laudos de outras localidades, que também comprovam o recebimento de água imprópria para o consumo. O diretor da Odebrecht Ambiental, Helder Dantas, afirmou que irá contestar os laudos no recurso.

Para o presidente do Procon/MA, a reunião faz parte do processo que irá apurar a responsabilidade da empresa. “O que nós temos comprovado, por meio de laudos da Vigilância Sanitária, é que a água fornecida pela empresa em alguns pontos não é potável, ou seja, não é apta ao consumo. Então, em respeito à vida, saúde e segurança do consumidor maranhense, vamos continuar agindo com toda a firmeza para que o direito do cidadão seja respeitado. Não há como ter tranquilidade enquanto o consumidor estiver pagando caro por um serviço que não é de qualidade”, afirmou o presidente.

Durante a reunião, o presidente do Procon-MA esclareceu que não foi possível firmar acordo com a Odebrecht por conta da falta de compromisso da empresa. Nos diálogos, eles propuseram em benefício ao consumidor, liberar o pagamento da taxa de instalação do hidrômetro, mas a gratuidade dessa taxa já é garantida por lei.

O prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra, afirmou que uma investigação está em curso em âmbito municipal para apurar se o contrato de concessão com a Odebrecht Ambiental foi feito de forma legal. “A cada dia que se passa está mais difícil sustentar a presença da empresa entre nós. Não só quanto à qualidade do serviço, mas, também, quanto aos preços praticados pela Odebrecht (água, esgoto, corte, religação e tantos outros) são preços que a população não tem renda para pagar. Colocaram a empresa sem ter debate, sem consultar a população. Se a comissão que constituí concluir que o processo de escolha da Odebrecht foi um processo viciado, que tenha ilegalidade, não há outra alternativa que não seja o rompimento do contrato”, avaliou o prefeito.

Segundo o secretário de Obras Públicas de São José de Ribamar, Glauber Garreto, a prefeitura da cidade está avaliando a concessão. “Em Ribamar, nós estamos no processo de análise dessa concessão. Atualmente, estamos fiscalizando e vistoriando todas as obras da Odebrecht de forma mais intensiva. Por meio de decreto, o prefeito Luís Fernando formou uma equipe para analisar a situação de como foi feito este contrato”.

Ação Civil Pública

As informações colhidas na reunião serão somadas aos laudos da investigação e servirão para ingressar na Justiça com uma ação civil pública com intuito de impedir que a Odebrecht Ambiental forneça água imprópria na Grande Ilha. Além disso, já existe um processo judicial de autoria do Ministério Público Estadual para contestar a legalidade do contrato de concessão.
segunda-feira, 30 de janeiro de 2017
Pelo menos três vezes por semana, o casal de autônomos Gracielma Fernandes e Luis Carlos Fernandes vai ao Restaurante Popular do bairro Sol e Mar, em São Luís, para realizar uma das principais refeições do dia, o almoço. A qualidade da comida, a proximidade de casa e a economia que fazem ao almoçar no local são os principais atrativos para o casal, que agora cuida da pequena Luisa, de 10 meses. O almoço no Restaurante Popular custa apenas R$ 2.

“É uma comida balanceada, tem nutricionista, é muito gostosa e também é barata e isso faz muita diferença para a gente que é autônomo, que não tem um salário certo ao final do mês e que tem uma criança para criar. É tudo muito caro e a economia que a gente faz aqui ajuda a comprarmos as fraldas durante o mês”, relatou Gracielma Fernandes.

Além deles, aproximadamente 1.000 pessoas almoçam diariamente no Restaurante Popular do Sol e Mar. Assim como nas outras 12 unidades mantidas pelo Governo do Maranhão, na capital e no interior, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), o objetivo é promover a segurança alimentar de maranhenses em todas as regiões do estado.

“Os Restaurantes Populares atendem mais de 13 mil pessoas diariamente e são parte da estratégia do Governo do Maranhão para promover a segurança alimentar. Assim como as Cozinhas Comunitárias, eles são os chamados equipamentos públicos de alimentação e nutrição e integram a Rede Operacional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan)”, explicou a secretária adjunta de Segurança Alimentar da Sedes, Lourvídia Caldas.

Desde o início de 2015, a rede de restaurantes tem sido reestruturada e ampliada. Além do Sol e Mar, na Região Metropolitana de São Luís, os Restaurantes Populares também estão presentes nos bairros da Cidade Olímpica, Coroado, Liberdade, Anjo da Guarda, São Francisco, Maiobão e em outras regiões do estado como Chapadinha, Zé Doca, Lago da Pedra, Pedreiras, e os recém-inaugurados em Grajaú e Açailândia.

Saúde e economia

Beneficiado com a ampliação da rede de Restaurantes Populares, o pedreiro Raul Denis Serra Araújo, de 29 anos, almoça e janta no restaurante do Sol e Mar de segunda a sexta-feira há dois anos. Ele também frequenta a unidade em família, com o tio e o irmão. Paciente renal crônico que necessita realizar hemodiálise regularmente, Raul possui muitas restrições alimentares e encontrou no restaurante a oportunidade de comer uma alimentação adequada e com economia.

“Aqui é uma facilidade para eu me alimentar. Tenho muitas restrições alimentares por causa do tratamento e não posso comer comida pesada e aqui a comida não pesa no sal, tem os nutrientes que a gente precisa e é por isso que eu almoço e janto aqui está com dois anos”, contou.

Quando questionado sobre o preço do prato, Raul não esconde a satisfação. “O preço é bom demais, um PF (prato feito) aqui perto custa R$12,00 e aqui a gente só paga R$ 2,00. Em casa a gente gasta com gás, na feira está tudo caro e aqui só pago R$ 2,00 numa refeição que não me faz mal”, destacou.

A auxiliar de serviços gerais e de cozinha industrial Marise Farias, desempregada há 8 meses, nos dias em que não está distribuindo currículos, leva os filhos Letícia, de 12 anos, e José Wilson, de 11 anos, para almoçar no restaurante. Além dela, família inteira gostar da comida. Marise afirma que o restaurante ameniza a situação vivenciada por conta da crise econômica.

“Se não tivesse estaria tudo mais difícil, seria muito mais caro fazer a comida em casa. A gente economiza no gás e na comida que precisaria comprar. Ainda bem que nós temos esse restaurante aqui”, contou.

Os Restaurantes Populares funcionam regularmente de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h30 para o almoço e às 19h30 para o jantar. O preço da refeição custa apenas R$ 2,00, podendo qualquer pessoa frequentar a unidade, com prioridade para grupos sociais em situação de insegurança alimentar e nutricional.

SÃO LUÍS - A Universidade Federal do Maranhão teve dez trabalhos aprovados na Bienal da UNE, o maior número entre as instituições de ensino superior do estado. Cerca de cem estudantes da UFMA dos seus diversos campus participarão do evento, que ocorre de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, em Fortaleza (CE).

O Pró-reitor de Assistência Estudantil, João de Deus Mendes da Silva explica que a universidade está apoiando a participação dos alunos e cedeu um ônibus da instituição para o deslocamento até a capital cearense.   “A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil possui o programa ‘Auxílio Participação em Eventos’, que apoia a participação estudantil em atividades de intercâmbio acadêmico, científico, tecnológico, esportivo e/ou cultural em eventos externos ao câmpus de origem. O programa está em consonância com o Decreto 7234/2010, que estabelece o Programa Nacional de Assistência Estudantil”.

O Diretório Central dos Estudantes – DCE – da UFMA, que coordena a caravana, conseguiu viabilizar ainda a viagem de outros participantes em ônibus de instituições como o IFMA.
A Bienal das UNE selecionou trabalhos nas áreas de: literatura, audiovisual, artes cênicas, música, artes visuais, projetos de extensão, ciência e tecnologia. Para a seleção dos trabalhos foram considerados a afinidade com o tema, viabilidade técnica, diversidade técnica/assunto e regionalidade.

Os trabalhos da UFMA selecionados foram:

Projeto de extensão:
Aprendizagem e Processos Pedagógicos na Educação Infantil: A importância de jogos e brincadeiras na sala de aula.
Janaina Nunes da Costa, Isabel Cristine Meireles Pereira, Francisca Maria Costa Paz, Maria Deusiane Costa dos Santos, Maria Ivaneide Costa Coutinho.

Teatro
Abayomi Bonecos: estórias e memórias em cena
Karine Cristine Costa, Daniel Bergue Pinheiro Conceição, Fabiana Nascimento Dutra, Ingrid Rayanne Verde, Elton Sousa Ferreira.

Literatura
Cabelo Duro
Brenda Caroline Santos Da Silva

Artes Visuais
Solidão dos bustos
Silvana Pinto Mendes

Artes Cênicas
Vem cacuriar
Maurício Haryson

Projeto Lama
Doroti Ferreira

Ciência e Tecnologia
Ecologia Alimentar de quatro espécies de Marsupiais em uma área de Cerrado na região de Chapadinha, Maranhão, Brasil.
Alane Lima dos Santos

UFMA - uma experiência intercultural: Pesquisa e extensão na tradição das vindimas
Doroti Ferreira Martz

Relato PIBID: biblioteca escolar como recurso pedagógico de ensino em língua portuguesa  
Marta Leticia Meireles Pereira
domingo, 29 de janeiro de 2017
Foto de Romário gerou especulação sobre seu estado de saúde
A cirurgia para controle de diabetes, pela qual passou o senador Romário (PSB-RJ), gerou muito debate depois que o ex-atacante postou uma foto na praia, visivelmente mais magro e abatido, no início de ano. Além de gerar polêmica entre os especialistas, interposição ileal é alvo de processos na Justiça e questionamento de órgãos representativos. 

O responsável pelo procedimento é o médico Áureo Ludovico de Paula. Familiares de sete pacientes de Ludovico alegam que os parentes morreram em decorrência de complicações da cirurgia, e outras sete declaram ter ficado com sequelas graves. O MPF (Ministério Público Federal) e o CFM (Conselho Federal de Medicina) receberam as reclamações e pedem que a técnica seja proibida até que estudos científicos comprovem a eficácia e segurança do procedimento.

Apesar desses questionamentos, o médico pode realizar normalmente o procedimento, pois tem amparo judicial para isso. Em sua defesa, Áureo Ludovico de Paula afirma que "centenas e centenas de pessoas foram beneficiadas pelo procedimento", sem citar um número preciso. Entenda a polêmica:

Repercussão começou com cirurgia em Faustão

Áureo ficou nacionalmente famoso depois que a revista Veja publicou uma reportagem de capa com o médico, em 2007, em que afirmava que uma cirurgia experimental desenvolvida por ele poderia ser uma revolução no tratamento do diabetes tipo 2. Em 2009, ele ganhou novamente visibilidade depois de realizar uma outra cirurgia: a de redução de estômago no apresentador Fausto Silva, da Rede Globo. No caso do apresentador, o objetivo da operação era a perda de peso.

Em 2010, MPF e CFM entraram com uma Ação Civil Pública na Justiça Federal em Goiás (o médico atua em Goiânia) para proibir de Paula de fazer a interposição ileal. O procedimento assemelha-se a uma cirurgia bariátrica convencional. A diferença da técnica está na recolocação do íleo (fim do intestino delgado) entre o duodeno e o jejuno, o que aumentaria a produção de hormônios da saciedade e melhoraria o diabetes.

Para o médico, o motivo da técnica ser tão procurada é sua taxa de sucesso. “Existe um problema: diabetes. Você pode ir no melhor clínico do mundo. Ele vai dar remédios para controle, mas você terá zero por cento de cura. Aí você vai ao meu consultório e a cirurgia que eu faço dá de 85% a 90% de cura. É claro que o paciente vai tender para cá. Claro que o risco com a cirurgia é maior do que com o remédio. Afinal, não tem procedimento cirúrgico sem risco algum. Mas a pessoa que sofre da doença consegue balancear os prós e contras e acaba optando pela cirurgia, pois a chance de se curar e resolver o problema é maior”, explica.

Por que MPF e CFM querem barrar a cirurgia?

De acordo com a ação movida pelo MPF, o procedimento nunca passou pelos protocolos de aprovação necessários no país, não é reconhecido pelo CFM e pelo CNS (Conselho Nacional de Saúde) e deveria ser classificado e feito de forma experimental --o que submeteria o trabalho a uma série de regras de controle e análise de resultados antes de ser aprovado e oferecido sem controvérsias. Mais do que isso, considerada experimental, a cirurgia deveria ser oferecida gratuitamente (com o paciente também sem receber nada). Ainda em 2010, a Justiça concedeu uma liminar proibindo Áureo de realizar o procedimento, sob pena de multa de R$ 1 milhão por cada operação ilegal.

Em entrevista ao UOL, de Paula afirma que a cirurgia sempre foi legal e nunca experimental. “Até porque a cirurgia de interposição ileal foi descrita e publicada na revista “Annals of Surgery”, em 1928. A interposição ileal, como tratamento para obesidade, foi realizada inicialmente em 1985. Então esse termo experimental sofreu um alargamento impreciso, talvez tenha sido utilizado para chocar: ‘Fulano fez algo experimental em pleno século 21”, diz.

O CFM explicou, em nota à reportagem, como configura como experimental a cirurgia. "Essa técnica, que pode ser empregada no tratamento de casos de obesidade mórbida, no entanto, não é reconhecida pelo CFM para tratamento de doenças metabólicas. Com essa finalidade, ela pode ser realizada apenas em caráter experimental", afirma a posição do conselho. 

No entanto, o médico não vê a atitude do CFM como algo negativo. “Prefiro acreditar que foi uma avaliação conservadora do assunto, não quero ficar vendo coisas ocultas negativas. Já o MPF comprou essa ideia do experimental que veio do conselho, por isso, entraram com essa ação contra. Os médicos da câmara técnica do CFM viraram peritos judiciais e embasaram a decisão dos juízes federais dizendo que não era experimental”, explica.

Proibição foi suspensa e o médico voltou a fazê-la em 2014

Em 2014, no julgamento do mérito da questão, o juiz substituto da 8ª Vara Federal, Felipe Andrade Gouvêa, suspendeu a proibição e deu ganho de causa ao médico e ao CRM-GO (Conselho Regional de Medicina de Goiás), que também era alvo da ação por permitir o trabalho experimental do cirurgião sem restrições. Em sua sentença, o juiz alega que um comitê de especialistas chegou à conclusão que a cirurgia não é experimental, pois combina várias técnicas já aprovadas, e que Áureo é reconhecido com citações em mais de 400 publicações científicas internacionais. O MPF e CFM recorreram, pois o procedimento não passou pelo protocolo de aprovação, e ainda não há nova sentença. O conselho federal segue recusando-se a reconhecer a cirurgia.

“A Câmara Técnica de Cirurgia Bariátrica, criada pelo CFM especialmente para analisar os trabalhos desenvolvidos na área, continuará ativa”, diz nota divulgada pela entidade na época. “O grupo avaliará estudos e pesquisas, sendo que se os resultados indicarem eficácia e segurança de técnicas analisadas, o debate poderá ser reaberto de forma a oferecer ao brasileiro novas opções terapêuticas.”

Após a repercussão da cirurgia feita por Áureo no senador Romário, a SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) divulgou nota endossando a posição do CFM: “É importante deixar claro à população que o procedimento pelo qual Romário passou, que foi a cirurgia de interposição ileal, ainda está em fase experimental no Brasil e não deve ser indicada fora de um protocolo de estudo aprovado pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).”

Processos contra o médico

De acordo com o advogado Marcelo de Resende, o doutor Áureo não explica aos pacientes que sua técnica cirúrgica é experimental e, portanto, dos riscos adicionais envolvidos no procedimento. “Ele realiza essas cirurgias sem nunca ter submetido o procedimento aos órgãos de regulamentação e o pior, sem explicar isso para os pacientes”, diz o advogado. “São dezenas de vidas destruídas. Tem muito mais vítimas que estas do processo do MPF e do CFM. Semana passada mesmo eu fiquei sabendo que morreu mais um”, afirma Resende.

Em um dos casos denunciados pelo advogado e familiares ao CRM-GO e ao MPF, uma paciente de 54 anos que sofria de diabetes viu uma entrevista do médico na TV e resolveu tentar. Ela teve uma perfuração de divertículo, passou por outras três cirurgias, mas morreu em 2006. Em outro caso, um paciente fez o procedimento com o médico em 2009. Após complicações na operação, ficou em estado vegetativo até o ano passado, quando morreu.

Segundo o advogado, quando a Justiça liberou o procedimento em 2014, o CRM-GO encerrou todas as investigações que estavam em curso no órgão depois de denúncias de supostas vítimas ou familiares. “Hoje, defendo dois clientes na Justiça Civil de Goiás. Em um processo, onde o operado ficou inválido, ganhamos uma indenização de R$ 50 mil e estamos recorrendo. No outro não há sentença até hoje.”

A reportagem do UOL não conseguiu contato com a assessoria de imprensa do CRM-GO para comentar a polêmica e explicar os procedimentos a respeito do doutor Áureo.

Em sua defesa, de Paula destaca que foi absolvido de todos os processos relacionados à técnica. “Eles já foram julgados e fui absolvido por unanimidade. Os riscos são inerentes ao procedimento. Não há nenhuma chance de um procedimento médico ser sem risco algum. E os pacientes diabéticos, por si só, já são pacientes de risco. Os problemas com as operações foram expostos, julgados e absolvidos. O procedimento é eficaz, mas tem um risco a ser considerado”, explica.

Romário está bem? O que ele diz?

O ex-jogador não se pronunciou publicamente até agora sobre a repercussão. Chegou a colocar algumas fotos mais magro em seu Instagram, mas depois as retirou. De acordo com sua assessoria de imprensa, o senador Romário “está ótimo” depois de passar pelo procedimento cirúrgico e se sente muito bem.

De Paula afirma que segue acompanhando o senador rotineiramente e que ele encontra-se bem, “curado ou em remissão do diabetes, colesterol elevado e outros problemas”. Segundo o médico, o ex-jogador está com peso ideal para sua altura e tem jogado futebol desde o 12º dia após a cirurgia por via laparoscópica.

Imagem: Reprodução/Instagram
Aiuri Rebello e Thamires Andrade
sábado, 28 de janeiro de 2017
Na manhã de hoje (28), foi realizado pela Secretaria municipal de Meio Ambiente e Turismo - SEMATUR, da cidade de Morros em conjunto com o Depto Municipal de Trânsito - DMT a primeira blitz de sensibilização e conscientização das boas práticas turísticas e ambientais no município. A primeira das muitas abordagens, aconteceu nos dois acessos ao Balneário Una Grande. 

A medida visa informar a limitação de trânsito de veículos automotores e disciplinar entrada de alimentos e bebidas por parte de visitantes e turistas na região, que será proibida, a partir do dia 04/02.

E a Blitz Educativa na região do Una Grande continua, contou com o apoio do Secretário de Agricultura, Domingos Ribeiro e do Assessor Jonatas Ribeiro e PMMA, que atuou também na disciplina e controle do som excessivo vindo de alguns veículos ao longo do rio.

Para o Senhor Ribamar Coelho, funcionário público aposentado, a ação é bem vinda. Ele acredita que somente ações como essa, serão capaz de melhorar o aspecto visual e boas práticas no comércio local, que ha anos vem sofrendo o impacto com os visitantes farofeiros, que chegam ao Una, trazem comidas e bebidas e não consomem nada da cidade, e deixam o lixo e a poluição visual e ambiental

O professor de capoeira, que é  de São Luís, que  frequenta o lugar de forma rotineira, afirma que tal iniciativa vai atrair mais turistas para o local, pois antes muitas pessoas não vinham, por causa da bagunça generalizada em todos os banhos.

"A ação continuará ainda nos próximos dias, com abordagens didáticas, para se conseguir atingir um numero maior de frequentadores dos banhos de toda região morroense. Ainda, serão instalados coletores de lixo padronizados em vários pontos da cidade, o objetivo é trabalhar  o turismo com sustentabilidade. Falou o Prefeito da Cidade, Sidrak Feitosa, que tem dado o apoio necessário para disciplinar o uso dos recursos naturais do município de Morros

O Secretário de Meio Ambiente e Turismo de Morros, Marcos Davi, esteve pessoalmente coordenado essa ação. "Pretendemos fazer ecoar esses informes, de maneira que a comunidade e os turistas que venham a nossa cidade, sintam-se a vontade e desfrute de nossos atrativos, que a partir de agora vamos dispor de um ordenamento em toda área ribeirinha, a começar proibindo o acesso de veículos, que ate então, estacionavam praticamente dentro do rio, alguns chegavam ao cumulo de lavar e despejar óleo combustível, sabão e outros poluentes dentro do Una, o que eta lamentável"

Continuou o Secretário, "Esperamos que a comunidade nos entenda e apoie essas ações, para juntos, preservarmos nossas riquezas naturais e garantir o bom uso de nossos atrativos turísticos", finalizou.


Postagem atualizada as 17:00h do dia 29/01/2017 para acréscimo de mais informações 
Em entrevista ao Jornal Cazumbá, o Secretário, Falou sobre o novo momento das políticas culturais, diálogo com os gestores municipais, promoção do turismo, turismo social e financiamento das manifestações.
Diego reconhece que 2016 houve entraves na pasta, mas explica que a SECTUR trabalha em todas as frentes, para que em 2017, a cultura  e o turismo tenham um melhor desempenho, com a interiorização dos projetos culturais e uma diversificação maior da promoção do destino Maranhão em Shoppings, feiras de turismo no Brasil e exterior, entre outras. 

Jornal Cazumbá – Secretário, a SECTUR possui algum plano estratégico para incrementar o turismo nesse período de pré-carnaval?

Diego GaldinoSim. Ao longo de todo o ano passado, participamos de diversas feiras de turismo nacionais e internacionais, que devem trazer um retorno muito positivo para a nossa movimentação turística neste período de pré-carnaval e carnaval. Fora isso, temos a questão da balneabilidade das nossas praias, que está entre as melhores do país, além de termos conseguido cerca de 200 voos extras com as companhias aéreas.

Também estamos com uma expectativa muito positiva com relação aos turistas que buscam lazer e descanso na região dos Lençóis Maranhenses e Chapada das Mesas nesse período. Os avanços são perceptíveis, o que gera satisfação, mas, temos que trabalhar mais, o governo vai continuar promovendo a cultura em todas as regiões e não vamos medir forças para que  2017, seja o ano do turismo no Maranhão.

JC - O turismo está sempre alinhado a cultura, a SECTUR, acabou de promoveu o I Encontro de Gestores Municipais de Cultura e Turismo do Maranhão. Qual foi finalidade?

DG - O seminário foi realizado no intuito de uma aproximação com os gestores dos 217 municípios do Maranhão e apresentar os produtos, os serviços, as formas que a SECTUR pode oferecer para estes municípios. É um momento de diálogo e união e fazer com que o turismo gere emprego e renda, melhorando os indicadores sociais de nosso estado. Acredito que a cultura e o turismo são um caminho ideal para isso.

JC - Quais são as maiores expectativas para 2017 no setor turístico do Estado?

DG - A SECTUR continuará com alguns programas que já temos em termo de qualificação para as regiões turísticas. Pretendemos trazer alguns eventos esse ano para a cidade de São Luís, que vão movimentar muito a cadeia produtiva do turismo.

JC – Já se tem um calendário de eventos para 2017?

DGSim! Vamos fazer um calendário anual de eventos do estado, promover também no mercado nacional e internacional, isso já começa agora com a participação na feira de turismo de Berlim, aonde já temos participação definida com a Rota das Emoções.

JC – Fale um pouco sobre a manutenção e melhoria dos atrativos turísticos do Estado?

DGEstamos trabalhando questões básicas, como manter as praias limpas, trabalhamos a limpeza e melhoria no acesso aos nossos destinos, incluindo acessos a cachoeiras, e outros, vamos focar também na sinalização desses atrativos e continuar com a política de promoção e valorização do que se tem de belo no Maranhão.

JC - E em relação à cultura?

DG - Na cultura a partir de março, começaremos com apresentações culturais fixas. Exemplo: hoje o turista chega ao Maranhão, quer ver o bumba meu boi e não está na época de São João. A partir de agora, vamos ter programações fixas, que traduzam o folclore e a tradição maranhense nas nossas casas de cultura após o carnaval, o ano todo.

O turista chega e quer ver o tambor de crioula, vai ter um lugar toda quinta feira, com tambor de crioula, ele quer ver o bumba meu boi, outro local. Assim, também com outras manifestações, como; roda de samba tipicamente maranhense, cacuriá, que são produtos turísticos culturais, não só em São Luís, mas, também em São José de Ribamar, nas Rota das Emoções, como na Chapada das Mesas.

JC – Há interesse dos municípios em ter essas manifestações. Como está sendo esse dialogo?

DG -A SECTUR tem se aproximado do interior, se aproximado dos gestores, agora com o encontro, temos dialogado muito com o conselho de cultura, que é deliberador, que nos orienta, que nos guia. Queremos nos aproximar sem a pretensão de priorizar alguém, por questões políticas, estamos vivendo um momento de união e transformação do Maranhão.

JC – No primeiro ano de sua gestão a frente da SECTUR, foi trabalhado a promoção do Maranhão. Houve ganhos e quais os destinos que mais enviaram turistas para o Estado, especialmente para São Luís?

DGHoje não temos nenhum mecanismo que comporte e nos der essa informação, mas, temos sim um levantamento e informações de profissionais da área que nos municiam com informações. Exemplo: o pessoal dos Lençóis nos informa que muitos turistas japoneses, estão descobrindo esse roteiro, então já vamos trabalhar esse mercado nipônico. Em paralelo, estamos instalando agora o observatório, justamente, para fornecer dados concretos para que possamos trabalhar essas informações estatísticas e outras, que nos norteia nas nossas decisões.

Ainda, tem muitos turistas que vem de São Paulo, do próprio Nordeste, de Belo Horizonte, então com esse observatório, iremos ter dados qualitativos e quantitativos, para mensurar e fazer a promoção turística também nesses destinos.

JC – Há alguma estratégia de participação nas feiras de turismo para este ano?

DG - Esse ano pretendemos, fazer promoção não só nas feiras, mas, também em aeroportos de grande movimentação, shoppings de grandes Estados. Buscaremos inovar ainda com outros projetos de turismo social, dentro do próprio Maranhão.

JC - Uma das plataformas de campanha do Governador do Estado para o turismo foi trabalhar a Rota das Emoções, como se encontra atualmente esse destino?

DGEstamos trabalhando forte a Rota das Emoções. Tivemos um problema de administração da Rota, agora trabalharemos à parte que nos cabe, esperando ou não que os outros estados compartilhem dessas informações. Estamos indo para ITB na Alemanha, agora em março, levando o roteiro das emoções, e comercializar lá em Berlim, independente se o Ceará ou Piauí queiram e tenham interesse de se movimentar. Vamos fazer a nossa parte e está dialogando com eles, para que eles possam está fazendo a parte deles também, outro aspecto interessante é que estamos avançando com as obras na estrada, com sinalização, estrutura de qualificação e afins. O governo está investindo forte e vai ser uma das nossas metas nesse ano.

JC - Em relação ao financiamento cultural. O carnaval está chegando e muito tem falado que a SECTUR não está apoiando. Vai haver apoio às brincadeiras por parte do Estado e como se dará esse financiamento aos municípios e as brincadeiras?

DG - Os municípios estão entrando com projetos, ate dia 30 na secretaria, para serem avaliados a questão do recurso, e quais municípios que nós iremos apoiar esse ano no carnaval. A questão do edital, estamos fazendo pela primeira vez no carnaval, com transparência para a população, para que todos saibam quais são as brincadeiras e as manifestações que estão aptas, em termos legais, com documentação em dias, com todas as certidões, que permite receber recursos públicos, com muita transparência.

JC - Que tipo de ações a SECTUR vem realizando para a valorização e desenvolvimento de outras regiões e polos turísticos do Estado, não tão conhecidos do grande público?

DG Houve uma redução no que tange a regionalização por parte do MTur e um dos requisitos dessa nova ordem é trabalhar o CADASTUR, e em conversas com o Ministro Marx Beltrão, abriu-se a oportunidade de inserção das novas administrações municipais que agora se iniciaram. 

Para tanto, vamos trabalhar sensibilizando primeiro os municípios para que eles façam parte do cadastrur, do mapa da regionalização, e aí sim, dialogando com eles para desenvolvermos ações estratégicas, exemplo, temos uma equipe que vai agora para Cururupu, foi um pedido da prefeita que nos procurou, ela quer desenvolver um projeto turístico e pretendemos despertar o interesse em outros municípios.

JC - Secretário, então o município que demostrar interesse e vocação, bastam procurar a SECTUR, que ela dará todo o suporte?

DGA SECTUR está disponível para conversar com os prefeitos, com os secretários, sobre a importância, de dar continuidade ou então de iniciar conjuntamente essa descoberta potencialidades turísticas do município,  mostrando a importância que o turismo tem para toda comunidade.

JC – Você falou em turismo social. Como pretende trabalha o Turismo Social no Maranhão?

DG - Estamos com um projeto novo, que já vem dando certo em outras cidades, em outros países, que é trazer alunos de escolas públicas, idosos que fazem parte grupos, associações e afins, para conhecer a capital, nossas praias e nossas casas de cultura. É um projeto simples, de grande alcance social e gerador de renda para a rede hoteleira, para o restaurante, casas de cultura, despertando nesse público conhecimento e aprendizado. Vamos implementar este ano, em parceria com a SEDUC e com a Secretaria de Esporte e Lazer, e será trabalhado especialmente nos períodos de baixa temporada.

JC - Como os municípios participarão do turismo social, quais serão as exigências?

DG - A SEDUC fará esse contato com os gestores escolares dos municípios, discutindo uma política de como trazer, em termos de transporte, quais são as contrapartidas que a prefeitura tem que dar, quantas pessoas. Nós estamos desenhando todas as etapas em conjunto para anunciar nos próximos meses, a partir de março, traremos esse turismo social para o maranhão.

JC - Falando sobre cultura, como estão as casas de cultura, bibliotecas e museus do Estado?

DG -Em termo de biblioteca nós temos a Biblioteca Benedito Leite, que é referência nacional, com todo um aparato legal para receber quem tiver interesse de conhecer. Em relação às casas de cultura, nós pegamos todas em estado deplorável, necessitando de todo tipo de reforma, e nós começamos a fazer intervenções, por exemplo, a casa de música, que há mais de 22 anos não tinha nenhuma manutenção, nós estamos pintando e reformando o anexo dela, além disso, estamos, comprando equipamentos novos, fazendo um investimento em instrumentos musicais, para professores e alunos, e entre outras casas que estamos tendo parcerias com deputados federais, por exemplo a deputada Eliziane Gama, que nos destinou uma emenda para a reforma do Odilo Costa Filho e do museu, em termos de manutenção, se perdeu muito tempo, mas estamos correndo contra o tempo para deixar no padrão que as casas precisam e a comunidade merece.

JC – A cultura na gestão do Governador Flávio Dino está sendo interiorizada?

DGSim! Tanto que tem despertado o interesse nos gestores municipais para fazer parceria com a SECTUR e temos avançado nesse quesito. Exemplo, fizemos o credenciamento de conhecimento de manifestações. Outrora, só tínhamos a Casa de Cultura em Alcântara, fora de São Luís, mas agora  inauguraremos uma casa de cultura em Pedreira e em Trizidela do Vale, que é o memorial João do Vale, nós temos pretensão de fazer um museu em Imperatriz, então, aos poucos estamos chegando ao interior do Estado.

Ainda temos o “Mais Cultura e Turismo”, que este ano, volta para o interior do Estado, em períodos alternados sempre fazendo intercambio cultural das manifestações de São Luís e do interior. Nessas incursões, vamos levar oficinas, companhias de teatro, companhias de circo, vamos dialogar com a comunidade, tirar dúvidas em relação as políticas do setor e esperamos obter bons resultados.

O Governo do Estado está ampliando os investimentos na qualidade e infraestrutura dos terminais externos de Ponta da Espera, Cujupe, São José de Ribamar e Porto Grande. Para este ano, investimentos de R$ 730 milhões em obras garantirão mais conforto a usuários e comerciantes desses portos. O trabalho é realizado por meio de parceira entre a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e Agência de Mobilidade Urbana (Mob).

Em fevereiro, a Emap promoverá reuniões técnicas para implantar novos boxes no Terminal do Cujupe. Os espaços serão ocupados por famílias que comercializam alimentos e produtos artesanais no local. Para garantir a geração de renda e apoio aos comerciantes, a Emap fez parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com a Associação dos Agricultores Familiares, Pescadores Artesanais e Vendedores do Porto Cujupe (Avtec). Todos receberão assistência técnica e capacitação por meio de contrato no valor de R$ 165 mil.

A parceria é parte da iniciativa da Emap de aproximar a relação com a comunidade do entorno. Para o presidente da Empresa, Ted Lago, essa relação deve ser fortalecida e permanente. “Estamos num momento importante em que desenvolvemos ações com foco na relação porto e cidade. Temos certeza de que o caminho para o verdadeiro desenvolvimento é trabalharmos em sintonia por meio da produção e crescimento sustentável que promova a geração de emprego sem esquecer a região do entorno”.

Investimentos em serviços

No Terminal da Ponta da Espera, o Governo do Maranhão está investindo na melhoria do acesso ao local. A Sinfra pavimentou toda a pista que liga a Avenida dos Portugueses até a entrada do Terminal. O governo garantiu, também, nova área de vivência com espaço adequado para os usuários. Foram instaladas lanchonetes, banheiros e telas de informação sobre embarque e desembarque. O terminal também passou a contar com serviço Wi-Fi e acessibilidade segura a usuários com mobilidade reduzida. A segurança foi ampliada com instalação de câmeras e sistema de combate a incêndio.

Além destas melhorias, o processo de licitação organizado pela Mob e Comissão Central de Licitação (CCL) garante ampliação de investimentos para melhoria das condições dos usuários de ferryboat. Desde agosto do ano passado, quem deseja se locomover à Ponta da Espera conta com nova linha do Expresso Metropolitano, que opera interligando a Ponta da Espera ao Terminal Rodoviário de São Luís.

Com investimentos de R$ 1.312.742,49 foi construída uma nova unidade de segurança pública para abrigar as operações da Policia Militar, reforçando a segurança, além de nova cobertura do prédio da Receita Estadual, que controla a circulação de mercadorias no acesso principal do Terminal. Todas essas ações garantiram a ampliação do grau de satisfação dos usuários do Terminal, atingindo a marca de 75,93%, 11% a mais em relação a 2014 e superando assim a tradição negativa de mau atendimento em anos anteriores.

Já no terminal do Cujupe, o Governo do Estado inaugurou, em dezembro de 2016, a primeira etapa das obras, com entrega de passarelas. A Emap assinará ordem de serviço para segunda etapa da obra que prevê nova estrutura para embarque multimodal de passageiros, beneficiando o transporte aquaviário e o rodoviário.

Cais de São José

Com investimento de R$ 1,9 milhão, a obra de requalificação do Cais de São José de Ribamar está prevista para ser entregue até o final do primeiro semestre. A obra tem o objetivo de revitalizar o devolvendo o píer para atividades comerciais de lazer e turísticas. O Governo instalará no píer um posto policial, uma estação de tratamento de esgoto e drenagem pluvial, garantindo às pequenas embarcações da região e aos agentes do turismo local, mais condições de trabalho. Em parceria com a Prefeitura de São José de Ribamar, o cais de São José de Ribamar contará com um parque dotado de equipamentos de ginástica para todas as faixas etárias.

Porto Grande

Outras ações estão sendo planejadas pelo Governo do Maranhão, que recebeu de volta o Terminal do Porto Grande.

O local, que vinha sendo utilizado irregularmente por uma empresa privada, agora, faz parte do programa estratégico de investimentos da Emap. No segundo semestre de 2017, o governo implantará nova linha de ferryboat, que ligará São Luís à Icatu, reduzindo o tempo de viagem por via terrestre, que cairá de duas horas para 30 minutos com o transporte aquaviário, do Quebra Pote em São Luís até Icatu, ou no sentido contrário.
A partir de agora, estão sujeitas à antecipação do ICMS as entradas no Maranhão de suíno, vivo ou abatido, bem como os produtos de sua matança. A taxação foi publicada esta semana no Diário Oficial do Estado por meio do Decreto nº 32.595, assinado pelo governador Flávio Dino, fruto da Indicação nº 528 apresentada pelo deputado estadual Júnior Verde no ano passado.

A Indicação de autoria do parlamentar solicitava a maior brevidade possível para o recolhimento de valores líquidos de ICMS relativos às operações com suínos e seus produtos derivados, provenientes de outros Estados e do exterior. A medida visava fortalecer a economia do Estado.

O decreto assinado pelo governador já está em vigor, e estabelece que o imposto será exigido quando da passagem dos produtos pela primeira repartição fiscal do Estado. A base de cálculo será o valor do produto expresso na nota fiscal acrescido do percentual de agregação de 30%.

“Precisamos defender a economia do Maranhão. Aqui entram produtos oriundos de outros Estados e não é cobrado ICMS com base na importação desses produtos. Estamos felizes com o decreto do governador, que não só defenderá o agronegócio, mas acima de tudo, incentivará o nosso mercado interno no que se refere à comercialização dentro do próprio Estado”, comemorou Júnior Verde.

Segundo o parlamentar, os criadores maranhenses estavam sendo prejudicados, pois outros Estados como Piauí e Ceará consolidaram o ICMS líquido recolhido pelos contribuintes que comercializam gados suínos, e produtos deles derivados.

Em outubro, Júnior Verde participou da última reunião de trabalho na Secretaria de Fazenda do Estado (SEFAZ), com o secretário adjunto Magno Vasconcelos; Bernardo Philipsen, produtor do Sul do Estado; e Predrag Dorner, presidente da Associação dos Suinocultores do Maranhão, para estabelecer os termos da Indicação.

“Foi uma grande conquista. Criou-se a possibilidade do empresário empregar o trabalhador de carteira assinada, gerar um posto de trabalho e também, mais impostos”, completou.







sexta-feira, 27 de janeiro de 2017
As praias de São Luís e São José de Ribamar continuam com a maioria dos seus pontos próprios para banho. É o que aponta o laudo semanal de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (27), realizado pelo Laboratório de Análises Ambientais – LAA, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), entre os dias 18/01 e 22/01. O novo levantamento demonstra a manutenção do maior número de pontos balneáveis, já que 15, dos 21, pontos aferidos estão próprios para banho.

O número de substâncias que tornam as praias impróprias está em processo de declínio desde meados de 2016, quando os investimentos do Governo do Estado em saneamento básico – iniciados ainda no início de 2015 por meio do programa Mais Saneamento – começou a influenciar diretamente na balneabilidade.

De acordo com o novo laudo, quatro pontos da praia da Ponta D’areia, não estão com níveis aceitáveis de impurezas, são eles: atrás do bar do Dodô; em frente a praia de apoio ao banhista; em frente ao Edifício Herbene Regadas; em frente ao Hotel Brisamar), um ponto da praia do Calhau (Foz do Rio Calhau), e um ponto no Olho D’Água, a direita da elevatória Pimenta I).

“Nós estamos lutando bastante para manter essa conquista que foi a recuperação quase que total da balneabilidade das praias de São Luís. Todas as semanas, com transparência, com seriedade, nós fazemos a medição da situação das praias e divulgamos”, destacou o governador Flávio Dino.

Ele enfatizou também que várias estratégias estão em curso para a retomada da balneabilidade das praias da Região Metropolitana, entre elas a limpeza dos rios. De acordo com Flávio Dino, o Governo trabalha no Rio Pimenta e Claro e vai começar a despoluição do Rio Calhau em breve. Além disso, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) estão concluindo obras que se prolongavam há muito tempo, inaugurou a Estação de Tratamento (ETE) do Vinhais e está recuperando elevatórias que são importantes para que esse sistema funcione.

“E a gente vai progressivamente consolidando esta grande vitória que é ter a recuperação das praias para toda a população. Ter as praias limpas significa lazer para todos, do Maranhão e de outros estados e para os turistas”, destacou o governador.

Além dos trabalhos de saneamento básico, o Governo do Estado, por meio da SEMA, trabalha permanentemente no processo de fiscalização de estabelecimentos comerciais e residências para garantir que esgoto in natura não seja lançado diretamente no mar.

"A balneabilidade das praias é muito importante. E é um trabalho constante. Não paramos. Quando não estamos em campo, coletando. fiscalizando, monitorando, estamos planejando as ações. É compromisso do Governo manter as praias limpas para que a população possa usufruir sem medo", realçou o secretário da SEMA, Marcelo Coelho.


Conseguir compreender e estabelecer uma boa comunicação utilizando outra língua é uma característica essencial para quem deseja entrar no mundo do trabalho e seguir uma carreira promissora. Nos dias atuais, ser fluente na língua inglesa continua sendo a exigência mais comum nas empresas.

A supervisora educacional da área de Idiomas do Senac, Ana Paula Chaves, afirma que o aprendizado de um novo idioma ajuda no crescimento profissional pelo fato de muitas empresas brasileiras possuírem parcerias fora do país, e para conseguir realizar as transações internacionais é necessário ter profissionais capacitados para compreender outros idiomas.

A qualificação em outro idioma é sempre bem-vinda em qualquer idade, os que buscam aprender mais cedo tem mais facilidade na pronúncia da língua, como as crianças, que sempre apresentam bons resultados na aprendizagem. “A melhor idade para começar a aprender um idioma é durante a infância, a partir dos dois anos de idade a criança já pode aprender qualquer idioma, porém isso não impede que adultos e idosos busquem um novo idioma”, disse. “É interessante observar que iniciar o aprendizado de um idioma nativo faz com que a pronúncia seja melhor absorvida, e o uso do outro idioma soa mais naturalmente”, completou  a supervisora educacional.

Depois do inglês, o espanhol, o francês e o japonês fazem a diferença em um processo seletivo. Muito se fala das vantagens em aprender chinês, a língua mais falada no mundo, porém conhecer a língua japonesa tem aberto mais portas no Brasil. “A língua mais solicitada depois do inglês é o espanhol, o francês e o mandarim, por conta da quantidade de transações comerciais entre o Brasil e a China. Aqui em São Luís, para a área de Turismo e Gastronomia, o francês é muito forte. Em Barreirinhas temos uma comunidade japonesa, muita gente do Japão, da China, da Ásia de forma geral. Mas os idiomas mais fortes no Maranhão ainda são o inglês e o francês”, declara Ana Paula.

O Senac no Maranhão oferece cursos de inglês e espanhol para a qualificação profissional com duração média de três meses, cada curso. A instituição também oferta o curso “English for teens”, voltado para adolescentes a partir dos 12 anos. Para saber mais sobre os cursos de idiomas do Senac, acesse a página www.ma.senac.br.
A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) se prepara para diplomar seus alunos dos Cursos Técnicos a Distância. Nesta sexta (27/01) começam as cerimônias com a diplomação de aproximadamente 1500 alunos.

A UEMA é a única universidade estadual no Brasil a ofertar Cursos Técnicos na modalidade a distância, visando a educação profissional e técnica. A Universidade incentiva os jovens a ter uma profissionalização e ingressarem capacitados no disputado mercado de trabalho.
Com aprendizado em ambiente digital e a realização de um encontro presencial mensal, os Cursos Técnicos da UEMA são ministrados por intermédio do Núcleo de Tecnologia para a Educação (Uemanet).

A Educação a Distância tem se configurado para facilitar o acesso de pessoas, possibilitando que as mesmas se adequem de forma que possam conciliar os compromissos profissionais do dia a dia com sua agenda de estudos.

A UEMA  é uma das referências no país no que diz respeito a Educação a Distância, o Uemanet vem oferecendo cursos EaD desde 1998.

Os formandos terão direito ao diploma de Técnico de Ensino Médio com validade nacional, reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação além de aceito por inúmeras empresas maranhenses, que acabam absorvendo com rapidez os alunos egressos destes cursos.
Nessa oferta estarão se formando os alunos dos cursos de Alimentos, Controle Ambiental, Guia de Turismo, Informática, Manutenção Automotiva, Mineração, Redes de Computadores, Segurança do Trabalho e Serviços Públicos.

Estes cursos são oferecidos em 22 Polos e Centros que a UEMA mantém em parceria com as prefeituras e o Governo Estadual.

As diplomações começam nesta sexta (27/01) em Anajatuba, Zé Doca, Colinas e Presidente Dutra; no sábado (28/01) Cajapió, São João dos Patos, Santa Inês e Santo Antônio dos Lopes. Continuam no dia 29 em Morros, dia 03 de fevereiro em Godofredo Viana, Coroatá, Carolina e Imperatriz, dia 04/02 em Carutapera, Codó, Balsas e Açailândia, dia 09/02 em Lago da Pedra e dia 10/02 em Viana. Em São Luís as formaturas estão sendo esperadas para fevereiro.


O Escritório da UNESCO no Brasil tomou conhecimento, na tarde desta quinta-feira (26/01/2017), de que estava circulando nas redes sociais um texto, dizendo que São Luis havia perdido o título de Patrimônio Mundial. A Organização esclarece que a informação não é verídica.

Segundo o texto, o Representante da UNESCO no Brasil, Lucien Muñoz, teria enviado um ofício à prefeitura da cidade desqualificando-a como sítio do Patrimônio Mundial. O texto também dizia que essa decisão acarretaria em perdas de verbas repassadas pela UNESCO ao sítio.

A UNESCO no Brasil informa que o seu Representante, o sr. Lucien Muñoz, não enviou nenhum ofício à prefeitura de São Luis referente a este assunto e ressalta que as decisões sobre os títulos são tomadas pelo Comitê do Patrimônio Mundial, um conselho integrado por 21 Estados-Parte da Convenção do Patrimônio Mundial. Cabe ao Comitê, que se reúne anualmente, julgar as candidaturas de inscrição na Lista no Patrimônio Mundial; zelar pelo estado de conservação dos bens já inscritos; avaliar e decidir pela inclusão ou exclusão de bens na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo e decidir pela exclusão definitiva da Lista do Patrimônio Mundial.

A Organização ressalta também que nenhum sítio brasileiro está na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo, pré-requisito para a perda do título. Também comunica que não é verídica a informação de que a UNESCO repassa verbas para sítios do Patrimônio.


Final de janeiro e o ‘Mais Cultura e Turismo’, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), encerra a edição de férias com mais um fim de semana de programação artístico cultural gratuita. Nesta sexta-feira (27), a Banda Crioulo D’Ifé vai movimentar a Praça Nauro Machado, no Centro Histórico de São Luís, ao som de muito reggae, rock, soul e MPB.

Com um estilo próprio, a Banda Crioulo D’Ifé mistura o reggae, rock, soul, salsa e a força da música popular maranhense. A banda levará repertório de músicas autorais e também clássicos do reggae de nomes como Bob Marley, Gregory Isaacs e Jacob Miller. Quem abre o show, às 19h, é a DJ Carol Vieira que todas as sextas-feiras movimenta a Praça Nauro Machado.

A banda é formada pelos músicos Thiago Guterres, voz e baixo; Paulinho Akomabu, voz e percussão; Felipe Lisboa, guitarra; Robin Waillers, voz e violão; Ricardo Sá, teclado; Rodrigo, voz e guitarra; e Léo Vander, bateria e voz.

Praça da Lagoa

No sábado (28) é a vez da criançada e o espaço é a Praça da Lagoa da Jansen que terá, a partir das 17h, teatro de bonecos, marionetes e as palhaçadas da trupe circense ‘Penico Sem Tampa’ para animar a tarde. A trupe, formada por vários artistas que fazem teatro de rua e circo, vão movimentar o sábado com o melhor da programação infantil.

Espigão da Ponta d’Areia

Já no Espigão Costeiro da Ponta d’Areia, no domingo (29), a programação do ‘Mais Cultura e Turismo’ segue com apresentação da cantora Didã em show de voz e violão. Cantora e compositora, dona de uma voz singular, Didã iniciou sua carreira em um festival de música gospel no Colégio Maristas. Participou da Banda Real, composta hoje pelos músicos da Tribo de Jah, e embora tenha o reggae como uma de suas paixões, sua música passeia com desenvoltura por diversos ritmos, que vão do blues ao coco e o xote. Casada com o músico e compositor Erivaldo Gomes, a artista foi vencedora do Unireggae em São Luís com a música ‘Regue o Rasta, o Jah está fora’.
Empresário (a),

Com o objetivo de obter informações sobre a conjuntura econômica do setor de bares e restaurantes, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - ABRASEL, em parceria com a Fispal, está realizando regularmente uma pesquisa com intuito de apoiar o processo de decisão de empresários e formuladores de políticas públicas relacionadas ao setor de Alimentação Fora do Lar.

Para isso, pedimos a gentileza de acessar o link abaixo. O tempo médio de resposta não ultrapassa 10 minutos. O prazo de resposta vai até o dia 05 de fevereiro.

Clique no link abaixo para responder a pesquisa:

46 editais de licitação do Município foram suspensos. De acordo com o Ministério Público, a Prefeitura de Barreirinhas cobrou, ilegalmente, o pagamento de R$ 50 para liberar os editais.

A pedido do Ministério Público do Maranhão, a Justiça determinou nesta quarta-feira, 25, a suspensão de 46 editais de licitação do Município de Barreirinhas devido a falhas na publicidade dos documentos e demais irregularidades.

Foram suspensos 39 editais de Pregão e sete de Tomada de Preço. O Mandado de Segurança com pedido de liminar foi ajuizado, na terça-feira, 24, pelo promotor de justiça Gustavo Pereira Silva. A decisão foi deferida pela juíza Cinthia de Sousa Facundo.

Segundo o MPMA, a Prefeitura de Barreirinhas cobrou, ilegalmente, o pagamento de R$ 50 para liberar os editais. Mesmo assim, os documentos não foram entregues a nenhum dos interessados que pagaram o valor exigido.

O Mandado de Segurança foi impetrado contra ato ilegal do prefeito Albérico de França Ferreira Filho e contra a pregoeira e presidente da Comissão Permanente de Licitação, Poliana Cutrim Corrêa Maciel.

Além da suspensão, o Poder Judiciário determinou, ainda, que os editais sejam reabertos, com novos prazos e sejam disponibilizados a todos os interessados, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 1 mil.

A Justiça também garantiu a invalidação dos atos relacionados aos procedimentos de licitação iniciados antes da decisão judicial.

Fonte: MA 10
Alinhar as metas e reforçar o planejamento da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para o ano de 2017. Este foi o objetivo da reunião de trabalho realizada, nesta quinta-feira (26), pelo secretário Felipe Camarão e auxiliares do órgão, com os gestores e diretores pedagógicos das 19 Unidades Regionais de Educação (UREs) do Maranhão.

De acordo com o secretário Felipe Camarão, o momento foi oportuno para reforçar muitos assuntos que fazem parte da rotina de trabalho dos servidores que atuam nas Unidades Regionais, como prestação de contas, formação de professores, reordenamento da rede, entre outros. “Essas reuniões de trabalho são muito importantes, pois além de possibilitar a troca de experiências vividas em cada URE, contribui para o alinhamento das metas que o governador Flávio Dino tem para a educação, que é elevar os índices educacionais de nosso Estado e garantir escolas dignas para todas as comunidades acadêmicas”, destacou.

A reunião contou com a participação de gestores e diretores pedagógicos de todas as regionais de educação do Estado, que novamente aprovaram a iniciativa da Secretaria de aproximar todos aqueles que fazem a gestão da educação da rede pública estadual. “Esta é uma oportunidade de alinhar as informações sobre as ações que precisam ser desenvolvidas neste ano letivo. Diálogo tem sido uma das marcas do governo Flavio Dino”, enfatizou a gestora da URE de Caxias, Lacy de Lurdes Assunção.

Claudio José Braga Rocha, que é diretor pedagógico de Educação da URE de Barra do Corda, também destacou como positivo o momento. “Um encontro deste nível, principalmente no início do ano, vem para oxigenar o trabalho lá na ponta, nas UREs. A gente chega aqui, discute e alinha as ações a serem desenvolvidas. Isso é fundamental”, afirmou.

“É fundamental que estes encontros aconteçam. É um momento para conversarmos com todos os setores da Seduc, e, assim, alinharmos as informações para que, ao retornarmos às nossas regionais, possamos dialogar com os professores e gestores escolares”, disse a professora Fátima Falcão, gestora da URE de Codó.

“São momentos fundamentais para que a gente possa tirar nossas dúvidas, trazer nossas demandas e discutir junto com a gestão da Seduc os caminhos para resolver os problemas e avançar com a educação”, falou Maria Francisca Alves, gestora da URE de Itapecuru. “São de extrema importância para que possamos fundamentar o nosso trabalho, e, com isso, possamos trabalhar para avançar na melhoria do nosso IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]”, avaliou Eva Lúcia Barbosa dos Santos, gestora da URE de Barra do Corda.

Trabalho em conjunto

Em continuidade às reuniões de trabalho em prol do fortalecimento da educação no Estado, nesta sexta-feira (27), o secretário de Estado da Educação e toda equipe da Seduc estará reunida com secretários municipais de educação para alinhar metas educacionais e fortalecer o regime de colaboração com as redes municipais de educação, focando na qualidade do ensino e da aprendizagem.

O ‘Encontro de Políticas Educacionais com Secretários Municipais de Educação’ será realizado a partir das 8h30, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís. Na oportunidade, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, apresentará aos prefeitos toda a equipe da Seduc, como forma de estreitar as relações entre os diversos setores da secretaria e os municípios.
Segurança Pública e a constituição de uma agenda em comum foram temas debatidos nesta quinta-feira (26), primeiro dia do 13ª Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, que está sendo realizado em Macapá (AP). O secretário de segurança pública do Maranhão, Jefferson Portela, participou da reunião técnica entre os gestores estaduais de Meio Ambiente, de Educação, de Saúde, da Assistência Social e da própria Segurança Pública, além de gestores ligados à infância e adolescência, em que serão definidas pautas prioritárias para serem apresentadas no encontro dos chefes dos executivos da Amazônia Legal.

“Se trata de uma proposta nova dentro do Fórum, porém um problema que afeta todos os estados da federação, pois o Governo do Maranhão junto a sua pasta da Segurança, já estava conscientizado de este tema, porém em conjunto”, destacou Portela.

Esta é a primeira vez que o tema Segurança e suas políticas públicas são tratados no fórum. Destaque para as discussões sobre a segurança pública nas fronteiras, nas divisas, a formalização de termo de cooperação entre as polícias Militares e Civil para operações nas regiões entre os estados, o sistema prisional e o combate às ações do crime organizado.