terça-feira, 28 de fevereiro de 2017
Quando souberam do tema que a Estação Primeira de Mangueira iria levar para a Marquês de Sapucaí no Carnaval de 2017, "Só Com a Ajuda do Santo", pesquisadores, assessores técnicos e a presidente do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico Cultural (Iphan), Kátia Bogéa, rapidamente identificaram no enredo proposto pelo carnavalesco Leandro Vieira um espaço de diálogo entre o patrimônio cultural e o mundo das escolas de samba. 

A parceria foi selada pela presidente do Iphan, durante uma visita feita à escola em novembro do ano passado. Todo o processo também é parte integrante da série de celebrações programadas para este ano em função dos 80 anos do instituto, fundado em 1937, vinculado ao Ministério da Cultura. "Este ano completamos 80 anos trabalhando na defesa, na preservação, na salvaguarda e no fomento da memória nacional. Este esforço coletivo de décadas tem ganhado cada vez mais o reconhecimento da sociedade, sendo valorizado e difundido para o mundo em eventos internacionais como de grande relevância como os Jogos Olímpicos, e agora, o Carnaval do Rio de Janeiro", disse. 

Em todo o processo de colaboração com a Estação Primeira, o Iphan cedeu mais de 60 livros, publicados pelo instituto, sobre arquiteturas religiosas, inventários e ex-votos – que designa pinturas, estatuetas ou outros objetos doados em agradecimento por um pedido atendido. Coube ao Iphan enviar ao carnavalesco outros materiais que também eram símbolos de festas com forte apelo religioso, como as máscaras utilizadas nas tradicionais Cavalhadas de Pirenópolis – realizada todos os anos como ato de renovação da fé no Divino Espírito Santo. "Para nós, era fundamental que o Leandro pudesse desenvolver as alas e as alegorias não somente com base em referências bibliográficas", afirmou Mauro. 

A cooperação com escola de samba não é novidade para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em 2011, ano em que o Rio de Janeiro recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, o Iphan sugeriu à São Clemente que homenageasse a cidade no carnaval daquele ano. O resultado foi o enredo "O seu, o meu, o nosso Rio, abençoado por Deus e bonito por natureza". Com o desfile, a São Clemente obteve a melhor classificação da escola até hoje.
Um olhar cultural da religiosidade

Na avaliação de Leandro, os desfiles das escolas de samba, enquanto manifestação cultural, devem reforçar e enaltecer aspectos da cultura brasileira. "Quando propus o enredo 'Com a ajuda do Santo', eu queria apresentar uma página da cultura brasileira traduzida através da cultura religiosa. Este não é um enredo que fala de religião, mas propõe um olhar para a forma como o brasileiro lida com a questão espiritual", explicou. 

Para ele, a religiosidade é fruto da nossa cultura, sobretudo, da nossa mistura – de um povo formado por heranças cristãs, africanas e indígenas. "A maneira como a gente lida com a religião é uma característica muito forte do Brasil. Abordar esses temas é importante em uma festa onde o apelo mercadológico se torna cada vez mais forte, e com isso, assuntos pertinentes acabam sendo substituídos por conteúdos mais açucarados, que tendem a agradar mais em função do entretenimento", enfatizou.

Nesse sentido, a proposta de colaboração feita pelo Iphan trouxe à construção do enredo novas perspectivas. "Tudo o que será mostrado no desfile ou é tombado como patrimônio material ou é catalogado pelo Iphan. O material iconográfico e a plástica do carnaval deste ano foi inspirada em publicações do instituto", ressalta Leandro. 

A junção dos universos carnavalesco e patrimonial veio ao encontro das aspirações do artista. Leandro é formado em Belas Artes e em seu primeiro ano como carnavalesco da Mangueira, a escola foi campeã com o desfile "Maria Bethânia – A menina dos olhos de Oyá".  "Sou uma pessoa que pensa carnaval como cultura. Por isso é muito gratificante ter o reconhecimento do Iphan. Saber que estou fazendo algo que desperta o interesse de uma instituição, que se dedica à preservação dos patrimônios culturais do nosso País, chancela meu trabalho. É como se eu tivesse recebido um selo de qualidade. O gesto do Iphan foi engrandecedor. Os livros e o material que me foram fornecidos foram determinantes para que minha pesquisa evoluísse ainda mais", declarou.
Livro, documentário e exposição

A colaboração entre o Iphan e a Mangueira renderá um livro, um documentário e uma exposição, que acontecerá entre os meses de julho e setembro, no Paço Imperial, no Centro do Rio de Janeiro. 

Quando a parceria começou a ser delineada, em setembro do ano passado, o Iphan decidiu produzir um making off de todo processo criativo de um carnavalesco a partir do trabalho de desenvolvido por Leandro na Mangueira. Dentro dessa proposta, a ideia é mostrar como se dá a construção de um desfile – da concepção do enredo ao dia da apresentação na avenida -, as parcerias, o trabalho nos barracões, os profissionais envolvidos etc. "Queremos exibir o saber e o fazer do samba carioca, que é um Patrimônio Cultural do Brasil", ressaltou Mauro Chaves.

A curadoria da exposição será feita pelo próprio Leandro e por técnicos do Núcleo de Educação Patrimonial do Iphan do Rio de Janeiro. "Meu propósito é poder unir artigos oficialmente reconhecidos como obras do patrimônio, entre as quais destaco objetos de arte sacra, oratórios, entalhes e a interpretação artística que o carnaval faz de todo esse conjunto. O intuito é ter uma peça sacra original e o mesmo objeto transformado em alegoria. Ou seja, um oratório do século 19 e um oratório construído em grandes dimensões para compor a cenografia de um desfile de escola de samba. Um ex-voto original e um outro feito em isopor por artesãos do carnaval carioca", adiantou Leandro Viera. 
Desfiles do Grupo Especial

Os desfiles das escolas de samba do grupo especial serão realizados no domingo (26) e na segunda-feira (27), a partir das 22h20, no Sambódromo do Rio de Janeiro. No domingo desfilam: Paraíso do Tuiuti, Acadêmicos do Grande Rio, Imperatriz Leopoldinense, Unidos de Vila Isabel, Acadêmicos do Salgueiro, Beija-Flor de Nilópolis. O segundo dia de desfiles terá início com a União da Ilha do Governador, seguida por São Clemente, Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos da Tijuca e Portela. A Estação Primeira de Mangueira é a última escola a entrar na Marquês de Sapucaí, encerrando as apresentações do Grupo Especial do Carnaval de 2017.  

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura


Animação, diversidade e muita folia esperam o público que vai curtir a programação do ‘Carnaval de Todos’, realizado pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de São Luís. Na agenda oficial, atrações nos circuitos Madre Deus, Praia Grande, Lagoa da Jansen, Espigão Costeiro da Ponta d’Areia e Passarela do Samba.

Blocos tradicionais e organizados, grupos de Tambor de Crioula, desfile das escolas de samba e shows de artistas locais estão no cronograma. Serão cerca de 200 atrações se apresentando até terça-feira, dia 28, quando encerra o roteiro da folia. A programação diversificada prestigia grupos tradicionais do Carnaval maranhense e uma infinidade de brincadeiras, garantindo a diversão dos diferentes públicos, destacou o governador Flávio Dino.

“Este ano, a programação começa e termina mais cedo, para que as pessoas possam brincar com tranquilidade e curtir as várias manifestações da cultura maranhense. E a novidade que é o circuito Beira Mar, onde o público aproveita as atrações e contempla a paisagem, valorizando esse que é um cartão postal da cidade”, disse o governador.

O secretário de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), Diego Galdino Galdino destacou a organização e a segurança, marcas de todos os eventos da gestão Flávio Dino. “Queremos repetir o sucesso de eventos anteriores. O aparato de segurança está a postos para garantir que não haja ocorrências nos dias de festas e que o folião venha brincar na paz”, reiterou Galdino.

Madre Deus

O público lotou o circuito Madre Deus, neste Sábado Gordo de Carnaval, 25, para aproveitar o ponto mais tradicional de carnaval de rua da cidade. Na Praça da Saudade, a festa iniciou com apresentação de DJ, Tambor do Laborarte, grupo Fuzileiros da Fuzarca e shows de Marco Duailibe, Andreson Feijoada e Folia de Três.

No meio da animação, o operador de câmera Rubem Cleiton Sousa, 35 anos, disse ter ficado satisfeito com a organização deste festejo. “Está um Carnaval de paz, muito bom. Onde a gente olha tem policial e as atrações também são boas, estão animando como deve ser. Gostei bastante e vou curtir até o último dia”, enfatizou ele, que curtia o show de Marcos Duailibe com as mais conhecidas canções do período.

Alegria também para a operadora de caixa Claúdia Corrêa, 25 anos, que estava se divertindo com o filho Yan, de quatro anos. “Nota 10 para a organização, e principalmente, a segurança. A gente pode trazer as crianças e ter a tranquilidade que vai brincar sem riscos para eles. Aprovado”, disse a jovem.

Os blocos organizados agitaram o Largo do Caroçudo com 16 atrações, incluindo a Bicicletinha do Samba, Os Gorjeadores, Os Liberais, Pau Brasil e Sebá Folia. Na Vila Gracinha, a animação ficou por conta dos Blocos Tradicionais, totalizando 14 grupos que mostraram a força dos seus tambores. “Animado demais. O Maranhão é tradição nos blocos. São bem feitos e agitam”, disse o mecânico Antônio Ribeiro, 30 anos.

No Ceprama, folia no ‘Baile dos Alternativos’ com os blocos Groovaê 24×48, Blocão do Jacaré, Sem Limite, Confraria do Copo, Samba de Rua – TôdiMais, Jegue Folia, Bloco do Reggae e Blocão do Bicho. Desde as 17h, o batuque dos tambores deu o tom, animando as centenas de pessoas que foram conferir as atrações no local.

Mais atrações no Circuito São Pantaleão, com cortejo de tribos de índios, grupos corso e blocos afro. O tradicional Tambor de Crioula de Mestre Felipe, reconhecido da cultura maranhense, mostrou toda sua história e graça em apresentação no circuito. Show dos artistas Herivelto Nunes e Célia Sampaio com participação do grupo Afoxé Show encerraram as atrações no ponto carnavalesco.

Carnaval da criançada

Na Praça da Lagoa, a programação no fim da tarde do sábado foi especialmente preparada para as crianças. Personagens das histórias e desenhos infantis garantiram a animação dos pequenos. Na área da praça foram montados espaço de pintura e brinquedos como o pula-pula. A apresentação da banda Unidunitê animou o público com um repertório de músicas infantis interpretados pela cantora Tássia Campos.

O governador Flávio Dino esteve no circuito prestigiando a programação. No local conversou com o público e acompanhou as diversas atrações. “Essa praça se consolidou como espaço de referência para os pais e mães trazerem seus filhos e é o momento para envolvermos as crianças para que participem do Carnaval do Maranhão que é para todos. O clima de união e amizade está muito presente na Lagoa e estou feliz em ver as crianças brincando, pois, daqui há alguns anos, a continuidade do folclore, dos grupos e desta festa depende das crianças que entendem a importância do Carnaval”, pontuou Dino.

Pais e mães aproveitaram a tarde para proporcionar um momento de alegria e descontração se divertindo com os filhos. Foi o caso da cantora Concita Almeida, 36 anos, que estava com as filhas Sofia, de quatro anos e Rebeca, 14. Ela ficou encantada com a programação. “Aqui reúne tudo para divertirmos uma criança. Música muito bem escolhida, a praça é linda, com opções de diversão e muito segura. Ter, nesse período, uma programação totalmente voltada para o público infantil é muito bom”, disse.

“Gostei muito porque tem os personagens dos desenhos que assisto an televisão. Gostei muito”, disse a pequena Sofia, que aproveitou para fazer fotos com os personagens do desenho Peppa Pig. Para Rebeca, reunir a família em um passeio foi o melhor possibilitado pelo evento. “A cidade está muito movimentada com o Carnaval e aqui minha irmã pode brincar com tranquilidade e segurança”, enfatizou a jovem.

Frequentador regular da praça, o defensor público Rodrigo Pinheiro, 38 anos, aproveitou o dia de programação especial para curtir a filha Isabele, de um ano e quatro meses. “Eu gosto muito deste espaço. É bonito, bem organizado, com opções e muito seguro. Muito boa a iniciativa de movimentar esse espaço, num período em que são os adultos que mais se divertem”, disse. Na praça, a criançada contou ainda com barraquinha de pipoca e algodão doce. O Carnaval na praça encerrou com desfile de fantasias premiando a criatividade dos pequenos.

Comércio movimentado

Enquanto o público se divertia curtindo as atrações, vendedores informais aproveitaram para ter um lucro extra. O comércio informal de alimentos e outros diversos produtos, incluindo itens carnavalescos, ficou aquecido com a programação do Governo do Estado. Espuma, máscaras, acessórios decorados, algodão doce, churrasquinhos, sucos e refrigerantes, pipoca e até brinquedos podiam ser encontrados na Madre Deus.

As boas vendas eram a expectativa de Neusa Maria Rocha, 36 anos, que levou para o circuito tipos de máscaras e enfeites de cabelo. No período, ela aproveita a movimentação gerada com a folia e consegue ter uma renda a mais. “Tem espaço para todos. Tem um grande público e todo mundo consegue vender seu produto. Eu estou com esperança que até o fim do Carnaval a gente venda ainda mais”, disse.

Vendas satisfatórias para o vendedor de cachorro quente, Antônio Araújo Serra, 35 anos, que pela primeira vez experimentava comercializar no local durante o tradicional evento. “O movimento aqui é muito bom e sei que vou conseguir vender mais do que já vendi e que já está muito bom”, disse ele. Os comerciantes de comida montaram espaços com acomodações para quem aproveitava o espetáculo.

Segurança garantida

Quem foi brincar nos circuitos estava cercado pela alegria e um grande aparato de segurança destacado pelo Governo do Estado. Nos principais pontos de festas e áreas estratégicas, policiais militares mantinham prontidão. O planejamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA) para o Carnaval, na Região Metropolitana de São Luís, mobiliza a estrutura da Polícia Militar com apoio da Polícia Civil e instituições parceiras.

A segurança foi reforçada desde o pré-carnaval com o policiamento estratégico nos pontos de festa, ressaltou o comandante geral da Polícia Militar, coronel Frederico Pereira, que estava junto com a tropa no circuito Madre Deus. “Iniciamos os trabalhos cedo fechando com barreiras e contamos com a atuação dos comandos de tropa para este forte esquema que foi organizado com objetivo de levar tranquilidade para todos. Pedimos que todos se divirtam com responsabilidade e com paz, que o policiamento está a postos”, enfatizou Pereira.

Serão 1500 policiais nos circuitos de folia, com monitoramento estratégico em pontos oficiais e áreas onde tradicionalmente ocorrem eventos. Para garantir a tranquilidade no período, a Secretaria de Segurança reforçou o efetivo, melhorou equipamentos e destacou novas viaturas. Entre os pontos de atuação policial está a Madre Deus, área central de São Luís, incluindo Passarela do Samba, e região litorânea.

O trabalho inclui barreiras de contenção nos pontos mais movimentados de saída e entrada; vistorias e fiscalização nos locais de festa; e monitoramento a pessoas e veículos. Serão montadas ainda torres de observação em alguns espaços considerados de grande movimento. Ações de combate ao uso abusivo de álcool e poluição sonora também integram o planejamento.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu nesta segunda-feira (27) um aumento de US$ 54 bilhões para gastos militares no próximo orçamento federal.

"Este orçamento é a expressão da minha promessa de manter os Estados Unidos em segurança. Incluirá um aumento histórico nos gastos de defesa", disse o presidente à imprensa, após uma reunião com governadores na Casa Branca.

Um dia antes de seu esperado primeiro discurso no Congresso, Trump antecipou que seu projeto para o próximo orçamento federal se concentrará na "Segurança Nacional" para proteger os americanos. Uma fonte do governo disse à AFP que o governo pedirá ao Congresso um aumento equivalente a 9% do orçamento militar, que será compensando com cortes em outros setores da máquina pública.

"A maioria das agências federais terá uma redução como resultado", disse essa fonte à AFP, pedindo para não ser identificada e sem comentar matérias dos jornais americanos sobre substanciais cortes no Departamento de Estado e na EPA, a Agência de Proteção Ambiental. Além disso, também acontecerá uma "grande redução na ajuda internacional", completou.

Gasto militar dos Estados Unidos é o maior do mundo

O orçamento anual de quase US$ 4 trilhões define as intenções de Trump. Mas sua proposta inicial, que prometeu limpar o orçamento de gastos supérfluos e redundantes, não inclui planos sobre gastos obrigatórios, ou impostos, que compõem a maior parte das receitas e despesas. O presidente enfrenta uma dívida federal de US$ 20 trilhões e um déficit de 3,1% do PIB, em alta.

Diante do desafio, suas promessas - como construir um muro na fronteira com o México e acelerar as deportações de imigrantes em situação ilegal - têm um custo calculado em US$ 5,3 trilhões, segundo o Comitê independente para o Orçamento Federal Responsável.

O orçamento americano para defesa aprovado para o ano fiscal em curso - incluindo o Departamento da Defesa, atividades nucleares de defesa e outras correlatas - chega a US$ 615 bilhões. É quase o triplo do da China, que tem o segundo maior valor em termos militares, e quase oito vezes superior ao da Rússia, de acordo com o instituto especializado sueco Sipri.

Tradicionalmente, nos EUA, os gastos militares e de defesa correspondem à metade do orçamento federal. "Conhecerão detalhes amanhã [terça-feira] à noite", disse Trump à imprensa, referindo-se ao discurso no Congresso. "Será um evento enorme, uma mensagem ao mundo nesses tempos perigosos, sobre a força e a determinação dos Estados Unidos", antecipou o presidente. Para Trump, os Estados Unidos devem voltar a "ganhar guerras". "Quando eu era jovem, todo o mundo dizia que os Estados Unidos nunca perderam uma guerra. Lembram disso? Agora, não ganhamos mais nenhuma ", afirmou.

O líder do Partido Democrata no Senado, Chuck Schumer, afirmou que o orçamento militar antecipado por Trump é "moralmente indefensável". "Esse orçamento moralmente indefensável do presidente Trump vai enviar mais e mais dinheiro para o Pentágono em prejuízo dos mais pobres e do planeta. É uma péssima ideia", comentou o legislador. Segundo ele, esse aumento nos gastos militares forçará cortes em programas "que beneficiam a classe média, protegem os consumidores e asseguram a qualidade do ar e da água", completou.

No início de fevereiro, em audiências no Congresso, membros da cadeia de comando militar afirmaram que as Forças Armadas se encontram claramente enfraquecidas, depois de anos de cortes orçamentários e de mais de duas décadas de participação em conflitos. O ex-presidente Barack Obama aplicou reduções no orçamento de defesa depois do fim das operações americanas em larga escala no Iraque e no Afeganistão.
Percorrendo diversos municípios maranhenses, o deputado estadual Júnior Verde (PRB) aproveitou o carnaval para prestigiar as festividades e colher demandas da população. Desde a última sexta (24), o parlamentar já esteve em Bom Jesus das Selvas, Açailândia, São Francisco do Brejão, Vitorino e Brejo de Areia. 

A agenda teve início em Bom Jesus das Selvas, onde Júnior Verde foi recebido pelo prefeito Fernando Coelho e o vereador Flávio. Na ocasião, o deputado participou do I Baile dos Idosos, realizado pela administração municipal, e conheceu as ações desenvolvidas pela Prefeitura para valorizar a terceira idade.

Em Alto alegre do Pindaré, acompanhado dos vereadores Rivaldo, Elizângela, Elias, Magno e Vilma, além de lideranças políticas, Verde percorreu diversas comunidades e teve conhecimento de necessidades do município. “Registramos todas, e todas serão levadas ao Governo do Estado”, garantiu o deputado.

No domingo, o parlamentar passou por São Francisco do Brejão. Ao lado do prefeito Adão Carneiro e do pastor Heleno, Júnior foi recepcionado pela liderança política da região, Gino Vieira, oportunidade em que reafirmou o seu compromisso com o município.

O deputado visitou pela primeira vez o município de Brejo de Areia, onde aproveitou para almoçar com o prefeito Chico Eduardo, e discutir projetos de desenvolvimento para a região. “Conseguimos junto ao Governo do Estado apoiar as atividades culturais do município, mas vamos buscar muito mais investimentos”, afirmou Júnior Verde.
Mais de 50 mil condutores já foram alcançados pela Campanha ‘Vem Brincar e Volte com Segurança’, realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), nos dezessete municípios percorridos até esse domingo (26). A iniciativa, que busca prevenir acidentes nas estradas durante o período carnavalesco, está sendo desenvolvida em parceria com a Companhia de Polícia Rodoviária Militar Independente (CPRV-Ind), com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e das 15 Circunscrições Regionais de Trânsito do Maranhão (Ciretrans).

Três equipes de educadores do Detran-MA e da CPRV-Ind estão percorrendo municípios de grande movimentação e concentração de folia de Carnaval, levando as ações de conscientização por um trânsito mais seguro. A fiscalização da Lei Seca também está sendo intensificada de forma rigorosa, para prevenir acidentes envolvendo condutores alcoolizados.

Nestes três dias de folia, foram realizadas abordagens nas cidades de Chapadinha, Codó, Caxias, Gonçalves Dias, Dom Pedro, Presidente Dutra, Pedreiras, Bacabal, Santa Inês, Viana, Pindaré, São Bento, Balsas, Açailândia, Imperatriz, São João dos Patos e Pastos Bons.

Os motoristas e passageiros receberam dos educadores do Detran-MA e Ciretrans locais, material informativo com dicas para quem vai pegar estrada, bem como informações em destaque sobre a Lei Seca e suas implicações. Também foram feitos alertas sobre o uso de equipamentos obrigatórios de segurança nos veículos, a distribuição de preservativos masculino e feminino acompanhado de material informativo sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), em apoio à Campanha ‘Juventude Prevenida 2017’ promovida pela Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv).

“O objetivo das nossas ações durante o período carnavalesco é proporcionar mais segurança no trânsito aos foliões em todo o Estado. É importante que o condutor esteja consciente de suas obrigações e ande em conformidade com a lei. A nossa intenção não é evitar que a população brinque o carnaval, mas evitar que muitos ingiram bebida alcoólica e saiam dirigindo, colocando em risco a sua vida e a de outras pessoas. Até o final da campanha, esperamos ter atingindo um número dobrado de pessoas. Quanto mais condutores alertarmos, menos acidentes de trânsito ocasionados pela imprudência, ocorrerão”, explicou Rosetânia de Farias, coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA.

As ações receberam o reforço da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na cidade de Caxias, local de duas grandes operações executadas. O inspetor da PRF, Santos Júnior, explica a importância da união de forças de instituições que trabalham em prol da segurança e da preservação de vidas. “A PRF e o Detran são parceiros e se unem em trabalhos que contribuem para a preservação de um trânsito seguro, e a cada dia, com menores índices de acidentes”, ressaltou o inspetor.

A Campanha do Detran-MA no ‘Carnaval de Todos 2017’, que tem como tema ‘Vem Brincar e Volte com Segurança’, está sendo realizada, simultaneamente, em todas as regiões do Estado. Ao todo, mais de 80 cidades maranhenses receberão as ações, que seguem até o dia 5 de março.
Berço da cultura maranhense, a Madre Deus continua mantendo em seu histórico de apresentações um público fiel e apaixonado pelas tradições da capital do Maranhão. Foliões de diferentes bairros de São Luís reúnem-se em prol de um único objetivo: a diversão. Diversão esta que se encontra facilmente no circuito montado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), em parceria com a Prefeitura de São Luís.

Com quatro grandes palcos a Madre Deus dispõe de pontos estratégicos para oferecer aos foliões opções variadas de cultura e lazer. Os palcos são: São Pantaleão, Largo do Caroçudo, Praça da Saudade e Vila Gracinha. Por eles, diversos artistas se apresentam e sentem orgulho de fazer arte no Maranhão.

Joale Costa, percussionista do Bloco Afro Abiyeyé Maylô, que se apresenta no palco São Pantaleão afirmou, com satisfação, que um dos motivos que o faz continuar se apresentando no bloco é a tradição que a Madre Deus representa para a cidade. “Eu me sinto muito honrado porque este lugar é muito importante para a nossa cultura. É um bairro festeiro e eu me sinto muito bem como artista aqui”, afirma Joale.

Outros blocos também fizeram a festa pelos palcos da Madre Deus. Os blocos tradicionais Os Apaixonados e Reis da Liberdade fizeram espetáculos virtuosos no palco Vila Gracinha e coube ao Bloco Só Safados transformar suas músicas autorais em hinos deste ‘Carnaval de Todos 2017’.

Vinicius Souza, porta-bandeira do bloco, comentou sobre o que sentia enquanto fazia o circuito no Largo do Caroçudo. “É uma emoção incrível, maravilhosa, eu amo o carnaval de São Luís e o Bloco Só Safados me fez enxergar um carnaval mais tranquilo, mais voltado para a diversão e a dança, marcas fundamentais dessa festa linda”, encerra.

Outro ponto forte no circuito do bairro é a proximidade com a Passarela do Samba, local onde grupos tradicionais e escolas de samba concorrem em suas respectivas categorias e movimentam um grande número de pessoas para assistir as suas apresentações.

No domingo de carnaval, dia 26, as apresentações suntuosas das escolas de samba puderam ser vistas no local destinado aos desfiles das agremiações, como no exemplo da dona de casa Maria de Jesus, moradora do bairro da Liberdade e que há 8 anos vem à avenida torcer pela escola de seu coração. Sobre isto ela afirma: “Estou amando. Venho há 8 anos para cá e torço para que a Turma da Mangueira sempre leve o prêmio máximo do carnaval”, finaliza.

A programação segue esta terça-feira (28), quando quem faz o encerramento será o cantor e compositor Zeca Baleiro. O artista de Arari, trará dois outros grandes artistas de peso com ele. Fafá de Belém e Chico César. A concentração para o Bloco do Baleiro acontecerá a partir das 14h na Praça Manuel Beckman, ao lado do Viva.
A parte de cima de um dos carros da Unidos da Tijuca afundou antes de entrar na avenida da Marquês de Sapucaí na madrugada desta terça-feira (28). Segundo informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde, 20 pessoas foram atendidas no posto médico do sambódromo.

Do total, 12 ficaram feridas e oito receberam assistência devido à ansiedade e ao nervosismo. Nove foram transferidas para hospitais, três delas mais com ferimentos mais graves: uma com suspeita de fratura na clavícula esquerda, outra com traumatismo craniano e a terceira com traumatismo abdominal.

O segundo carro da Tijuca, que representa a cidade de Nova Orleans, estava pronto para entrar na avenida quando houve o acidente. O desfile chegou a ser interrompido, mas voltou minutos depois. O carro ficou parado enquanto os integrantes eram socorridos. 

Integrantes das demais alas passaram ao lado do carro para poder entrar na avenida. Após a liberação dos bombeiros, a escola tentou inicialmente retirar o carro da pista pelo primeiro recuo da bateria, mas a alegoria teve que seguir pela avenida, prejudicando a evolução da escola.

"O carro foi testado três vezes por semana com mais peso do que colocamos hoje. Nessa reta final os testes eram diários. Uma fatalidade enorme. Não podemos parar, querido. Isso aqui é Carnaval. Tem que tirar força do coração e seguir em frente", disse ao UOL Ailton Freitas, diretor de harmonia da Tijuca.

"A Tijuca tem uma obrigação com o público, e com a transmissão. Quem tem que ser atendido está sendo atendido e, de resto, tentamos transcorrer normalmente", disse o carnavalesco Fernando Costa, em entrevista à rádio Band Rio. Com o enredo "Música na alma, inspiração de uma nação", a Tijuca conta a história da música norte-americana. O fio condutor é um encontro real entre Louis Armstrong e Pixinguinha, ocorrido em 1957. 

"Carro balançou nos ensaios", diz ferido

Uma das vítimas do acidente, Ricardo de Oliveira Cardoso Jr., 32 anos, disse que integrantes da escola já estavam preocupados com a segurança da alegoria nos ensaios. 

"A gente já havia questionado que o carro balançava bastante nos ensaios. Me como sempre ofereceram segurança, nós acreditamos e fomos para avenida. Chegou na avenida, tinha mais pessoas em cima do carro do que nos ensaios", contou ao UOL no Hospital Municipal Souza Aguiar, onde foi atendido e liberado após tratar as escoriações leves na perna e a alta de pressão.

Talita Thiele, de 21 anos, estava no carro que caiu e foi atendida no posto médico. "O carro da Tijuca caiu. Estou bem, só bati as costas no ferro. Tem umas quatro pessoas bem machucadas", disse ao UOL depois de ser liberada.

A atriz Aline Dias, protagonista de "Malhação", era uma das cerca de 80 pessoas que integravam o carro da Unidos da Tijuca, mas não se machucou. Abalada com o acidente, ela não deu entrevista.

A psicóloga Larissa Almeida também saiu ilesa. "Por um triz não me acidentei. No meu andar eram 16 [pessoas]. Ensaiamos várias vezes no carro. Foi quando fizemos a segunda vez a coreografia que caiu", contou.

Terceiro acidente com carros

O acidente é o terceiro envolvendo carros alegóricos no Carnaval do Rio. Na primeira noite, um carro da Paraíso da Tuiuti perdeu o controle e feriu 20 pessoas – três delas em estado grave. No domingo, um carro da União da Ilha teve dificuldades para entrar na pista, chegou a se desviar na pista e encostar nas grades e sofreu com uma pane elétrica que deixou todas as luzes apagadas durante o desfile. Apesar do problema, nada mais grave aconteceu.

O segundo acidente veio minutos depois, com a passagem da Mocidade Independente de Padre Miguel. Uma plataforma se soltou da lateral do quarto carro da escola, levando a integrante que estava sobre ela ao chão. Segundo a diretoria da escola, a jovem, chamada Paula, está bem e não sofreu ferimentos.

Fonte: UOL

Grupo usou o aplicativo Google Maps quando foi parar na favela

RIO - Os quatro turistas, um casal de argentinos e outro de espanhois, que foram atacado após entrar por engano no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, pretendiam chegar de carro ao Cristo Redentor, na tarde desta segunda-feira. Em depoimento na Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat), eles contaram que usaram o aplicativo Google Maps, que acabou levando o grupo para a Rua Gomes Lopes, um dos acessos à favela. Quando estavam na via, os criminosos atiraram no carro em que viajavam, atingindo no abdômen a turista Natalia Cappetti, de 42 anos, que viajava no banco atrás do motorista. Ela foi submetida a uma cirurgia no Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, e seu estado é grave.

O casal de argentinos está desde o último dia 21 no Rio, enquanto os espanhois chegaram dois dias depois. Os quatro vieram para o carnaval, e planejavam deixar o país entre os dias 4 e 5 de março. Quem dirigia o veículo, um Sentra, era o espanhol Jesus Fuentes Latorre, de 63 anos. Sentado no banco do carona, estava o marido de Natalia, Juan Manoel Dib, de 46 anos, que, depois de o carro ser atingido pelos tiros de traficantes, percebeu que a mulher tinha sido baleada e foi socorrê-la. Ele chegou todo sujo de sangue ao hospital, ao ponto de a equipe de emergência achar que ele também estava ferido.

As duas mulheres viajavam atrás. A espanhola é Maria Luisa Barcos Mana, de 61 anos. O carro tem marca de tiros no teto e na traseira.

Bastante assustado, o casal de espanhóis tentou fazer o reconhecimento dos criminosos por meio de fotos. Os traficantes não chegaram a assaltar o grupo. Segundo testemunhas, eles atiraram e fugiram para o interior da comunidade.

TURISTA ITALIANO FOI MORTO NO MORRO DOS PRAZERES

Em dezembro do ano passado, o turista italiano Roberto Bardella, de 52 anos, foi morto no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa. Ele e o primo Rino Polato, de 59 anos, estavam em duas motocicletas e entraram na comunidade por engano. Na ocasião, os turistas chegaram ao Brasil vindos de motocicleta do Paraguai. Entraram no Brasil por Foz do Iguaçu. Eles faziam um tour por países da América do Sul.

Fonte: O Globo

Treinamento começará no final deste ano.

A empresa americana SpaceX anunciou nesta segunda-feira (27) que chegou a um acordo com duas pessoas para realizar uma viagem ao redor da Lua em 2018.

"Estamos entusiasmados de anunciar que fomos contactados por dois cidadãos para realizar uma viagem ao redor da Lua no final do ano que vem", diz um comunicado do fundador e presidente da empresa, Elon Musk, que também é dono da fabricante de carros elétricos Tesla. Segundo a nota, as duas pessoas já pagaram uma quantia "significativa" para a missão.

"Como os astronautas da Apollo antes deles, esses indivíduos vão viajar ao espaço carregando esperanças e sonhos de toda a humanidade, impulsionados pelo espírito humano universal de exploração", acrescenta.

Musk informa que no final deste ano começarão testes de aptidão física e de saúde, bem como um treinamento. Segundo ele, após os resultados dos testes serão divulgadas mais informações sobre a equipe de voo.

A viagem será feita com a Dragon 2, uma nave espacial em desenvolvimento para astronautas da Nasa, e o foguete Falcon Heavy, de carga pesada e que ainda não voou. Seu primeiro teste será feito no verão do hemisfério Norte.

A SpaceX é uma das empresas contratadas pela NASA para levar suplementos à Estação Espacial Internacional, um laboratório de pesquisas de 100 bilhões de dólares que orbita 400 quilômetros acima da Terra.
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017
O prefeito de São Paulo, João Doria, afirmou nesta sexta-feira que pretende privatizar o sambódromo do Anhembi até o Carnaval de 2019. Ele disse que já existem interessados na compra do bem municipal, que todos os anos é palco do Carnaval de São Paulo.

Segundo Doria, a venda para a iniciativa privada ampliaria a captação de investimentos para o Anhembi, que além do sambódromo tem um grande espaço para receber eventos.

“Ano que vem provavelmente será o último Carnaval público”, disse ele.

Cortes

A gestão Doria cortou neste ano os gastos com a comida e a bebida à vontade no camarote. Diferente dos anos anteriores, agora quem quer consumir tem que pagar. De acordo com Doria, a prefeitura desembolsou 130.000 reais para custear o camarote neste ano – em 2016, a despesa foi de 2,7 milhões de reais, disse o prefeito.

“O tempo da mordomia acabou”, afirmou o prefeito que ficou das 22h às 2h no camarote sem comer e beber nada. Conhecido por dormir pouco, o prefeito marcou agenda para este sábado às 9 horas no Grajaú.

Neste domingo, 26 de fevereiro, foi anunciado o falecimento do ator Bill Paxton, aos 61 anos de idade. Ele foi vítima de complicações após uma cirurgia, como afirma o comunicado da família:

"É com grande pesar que informamos a morte de Bill Paxton devido a complicações de uma cirurgia. Como pai e esposo amoroso, Bill começou a sua carreira em Hollywood trabalhando no departamento de arte, e depois construiu uma carreira ilustre que cobriu quatro décadas, nas funções de ator e diretor. A paixão de Bill pelas artes foi percebida por todos que o conheceram, e seu afeto e energia incansável eram inegáveis. Pedimos respeito ao desejo da família de ter privacidade neste período de luto pelo adorado marido e pai".

Desde 1980, Bill Paxton trabalhou em quase 90 filmes e séries. Seus trabalhos incluem Titanic, Apollo 13 e Aliens - O Resgate. Ele também trabalhou nas séries Amor Imenso, Agents of S.H.I.E.L.D e Dia de Treinamento. Recentemente, filmou O Círculo, suspense ainda inédito, ao lado de Emma Watson e Tom Hanks.

O ator foi indicado a quatro Globos de Ouro, três deles pela atuação em Amor Imenso.


Uma cena inusitada (e constrangedora) roubou a cena no Oscar 2017: na madrugada desta segunda (27), quando o prêmio mais importante da noite seria anunciado, uma tremenda gafe deixou muita gente coçando a cabeça. Afinal, quem conquistou o troféu de Melhor Filme? Moolinght ou La La Land?


Para muitos, parecia que a resposta era simples: La La Land, anunciado pelo apresentador Warren Beatty, ganhou o maior prêmio da noite. Todos subiram ao palco, felizes, para agradecer ao troféu da Academia quando notou-se um erro. Moonlight foi o grande vencedor da edição 2017 da premiação. Ninguém entendeu muito bem o que aconteceu e o constrangimento foi geral — depois foi esclarecido que a organização entrou o envelope errado à Beatty. Assista:

O momento provocou um constrangimento geral entre os convidados e vencedores — e, é claro, não passou despercebido pelos espectadores da atração. Não demorou para que a gafe virasse piada na internet. Confira a repercussão:
Um acidente durante o desfile da Paraíso do Tuiuti, no último domingo (27), no Carnaval do Rio de Janeiro, deixou 20 feridos. O problema aconteceu quando a última alegoria da escola se chocou com uma das grades da Marquês de Sapucaí.

Uma das diretoras da agremiação está em estado grave e terá que passar por uma cirurgia. Entre os feridos também estão jornalistas como Lisa - da Rádio "Ação FM" -, Lucia Melo, Eizabeth Jofre, Cacau Fernandes e Severino Silva, do Jornal "O Dia".

Segundo o jornal "Extra", as vítimas foram atingidas quando a composição tentava corrigir um problema em sua direção. Na tentativa de reorientação, ela se chocou com as grades onde estavam os envolvidos.

A perícia preliminar da polícia confirmou problemas mecânicos. Contudo, outra análise será feita durante o dia para que tudo seja esclarecido.

Em nota, a escola lamentou "profundamente" o ocorrido durante o seu desfile e garantiu que prestará assistência às vítimas e estará à disposição para esclarecimentos, assim que as causas forem apuradas.

A Secretaria Municipal de Saúde adiantou que, dos vinte feridos, oito foram transferidos em ambulâncias para hospitais da região. Três mulheres em estado grave foram encaminhadas ao Hospital Municipal Souza Aguiar. Doze pessoas receberam os primeiros socorros no Sambódromo.
Para garantir maior segurança no período carnavalesco, a Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento de Área Metropolitano 3 (CPAM-3), reforçou as ações de fiscalização e patrulhamento nas entradas e saídas de São Luís. Guarnições da PM estão distribuídas no Terminal da Ponta Espera, barreira da Estiva e em toda zona rural de Ilha. Desde o início desta semana as abordagens na barreira da Estiva foram intensificadas pelas equipes do 21º BPM por conta do grande fluxo de veículos que deixam a cidade com destino ao interior do estado.

“Estamos acompanhado as abordagens e incursões, principalmente, nestes pontos da cidade visto que não vamos permitir que nem armas e nem drogas entrem em São Luís ou que ainda sejam levadas para as festas no interior do estado. Além disso, a Polícia Militar está atenta aos motoristas que decidem ingerir bebida alcoólica e pegar a estrada”, disse o coronel Frederico Pereira, comandante-geral da PMMA.

Já no Terminal da Ponta da Espera (ferryboat), as equipes do 1º BPM, em conjunto com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), fiscalizavam a documentação dos veículos a fim de impedir que carros irregulares ou roubados utilizassem como ponto de fuga o ferry e que pessoas comercializassem animais silvestres.

“Montamos um planejamento para que o folião que decidir brincar o carnaval fora da capital possa sair da cidade com total tranquilidade. As ações, também, vão garantir segurança para os turistas que entram em São Luís. Além de armas e drogas, estamos saturando todos os pontos de entradas e saídas a fim de impedir que criminosos utilizem estas áreas como forma de fugir da fiscalização da polícia”, pontuou o coronel Eduardo Simplício, comandante do CPAM 3.

O oficial informou também, que o planejamento conta com uma tropa de reação, que está de prontidão caso haja necessidade. Integram ainda o planejamento, o Grupo Tático Móvel (GTM) e equipes de motocicletas, além dos alunos do Curso de Formação de Soldados.

Mais ações

As entradas e saídas da capital maranhense recebem também os reforços dos militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA). Além do policiamento ostensivo e preventivo, os militares fiscalizam também crimes contra a fauna e flora. Diariamente equipes do BPA desenvolvem ações de abordagens e fiscalizações nas Feiras, nos Terminais Portuários Campos Melo e Ponta da Espera, Barreira da Estiva, Parque Estadual do Bacanga, reserva do Itapiracó e ônibus coletivos.
O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), está realizando grande ação de fiscalização durante todo o período do Carnaval em vários pontos, como os terminais da Ponta da Espera (São Luís), do Cujupe (Alcântara), Cais da Praia Grande e Terminal Rodoviário de São Luís.

Representantes do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor (Procon/MA), da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), da Capitania dos Portos do Maranhão (Marinha), Polícia Civil e Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), também participam da ação conjunta iniciada na quinta-feira (23) e que vai até quarta-feira de Cinzas (1º/3).

Um dos objetivos da ação é acompanhar o cumprimento de normas que garantem melhorias para operadores e usuários deste tipo de transporte. Os fiscais verificaram os horários de chegada e partida nos terminais, condições físicas das embarcações, facilidade de acesso a pessoas com deficiência, e cumprimento de algumas exigências.

“O movimento foi intenso no Terminal da Ponta da Espera, mas fluiu normalmente. Foram liberadas, apenas na manhã de sábado, três viagens extras e a fila de espera praticamente zerada depois disto. É muito importante equipes trabalhando em parcerias para assegurar a ordem do embarque”, disse João Márcio, coordenador de fiscalização da MOB.

De acordo com o presidente do Procon, Duarte Júnior, nesse período com maior demanda, é importante que os consumidores tenham atenção redobrada. “Em época de grande fluxo de passageiros, os fornecedores de transporte devem reforçar a atenção para garantir uma adequada prestação de serviços aos consumidores. Por isso, estamos intensificando as fiscalizações, de olho nas condições de segurança, infraestrutura, respeito à meia entrada para estudantes, gratuidade para idosos e outros aspectos”, explica.

Dentre algumas das irregularidades encontradas pela fiscalização, estavam alimentos com validades vencidas nas lanchonetes de ferries, mau acondicionamento de alimentos, falta de instrução sobre o uso de equipamentos de medidas de resgate, emissão de bilhetes de passagens sem constar informação de embarque e empresa prestadora do serviço, identificação clara para assentos de pessoas com deficiência. Em consequência disso, as empresas que operam nestes serviços, foram autuadas.

“Não se tem costume de olhar fiscais em viagens, sempre viajo neste período, e nunca havia olhado tantos fiscais e tudo muito bem organizado, nesta gestão tudo melhorou”, declarou Régia Amorim, 40 anos.

A ação coordenada com outros órgãos garante a segurança e transparência no processo de fiscalização urbana que estará sendo feito.

Animação, diversidade e muita folia esperam o público que vai curtir a programação do ‘Carnaval de Todos’, realizado pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de São Luís. Na agenda oficial, atrações nos circuitos Madre Deus, Praia Grande, Lagoa da Jansen, Espigão Costeiro da Ponta d’Areia e Passarela do Samba.

Blocos tradicionais e organizados, grupos de Tambor de Crioula, desfile das escolas de samba e shows de artistas locais estão no cronograma. Serão cerca de 200 atrações se apresentando até terça-feira, dia 28, quando encerra o roteiro da folia. A programação diversificada prestigia grupos tradicionais do Carnaval maranhense e uma infinidade de brincadeiras, garantindo a diversão dos diferentes públicos, destacou o governador Flávio Dino.

“Este ano, a programação começa e termina mais cedo, para que as pessoas possam brincar com tranquilidade e curtir as várias manifestações da cultura maranhense. E a novidade que é o circuito Beira Mar, onde o público aproveita as atrações e contempla a paisagem, valorizando esse que é um cartão postal da cidade”, disse o governador.

O secretário de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), Diego Galdino Galdino destacou a organização e a segurança, marcas de todos os eventos da gestão Flávio Dino. “Queremos repetir o sucesso de eventos anteriores. O aparato de segurança está a postos para garantir que não haja ocorrências nos dias de festas e que o folião venha brincar na paz”, reiterou Galdino.

Madre Deus

O público lotou o circuito Madre Deus, neste Sábado Gordo de Carnaval, 25, para aproveitar o ponto mais tradicional de carnaval de rua da cidade. Na Praça da Saudade, a festa iniciou com apresentação de DJ, Tambor do Laborarte, grupo Fuzileiros da Fuzarca e shows de Marco Duailibe, Andreson Feijoada e Folia de Três.

No meio da animação, o operador de câmera Rubem Cleiton Sousa, 35 anos, disse ter ficado satisfeito com a organização deste festejo. “Está um Carnaval de paz, muito bom. Onde a gente olha tem policial e as atrações também são boas, estão animando como deve ser. Gostei bastante e vou curtir até o último dia”, enfatizou ele, que curtia o show de Marcos Duailibe com as mais conhecidas canções do período.

Alegria também para a operadora de caixa Claudia Corrêa, 25 anos, que estava se divertindo com o filho Yan, de quatro anos. “Nota 10 para a organização, e principalmente, a segurança. A gente pode trazer as crianças e ter a tranquilidade que vai brincar sem riscos para eles. Aprovado”, disse a jovem.

Os blocos organizados agitaram o Largo do Caroçudo com 16 atrações, incluindo a Bicicletinha do Samba, Os Gorjeadores, Os Liberais, Pau Brasil e Sebá Folia. Na Vila Gracinha, a animação ficou por conta dos Blocos Tradicionais, totalizando 14 grupos que mostraram a força dos seus tambores. “Animado demais. O Maranhão é tradição nos blocos. São bem feitos e agitam”, disse o mecânico Antônio Ribeiro, 30 anos.

No Ceprama, folia no ‘Baile dos Alternativos’ com os blocos Groovaê 24×48, Blocão do Jacaré, Sem Limite, Confraria do Copo, Samba de Rua – TôdiMais, Jegue Folia, Bloco do Reggae e Blocão do Bicho. Desde as 17h, o batuque dos tambores deu o tom, animando as centenas de pessoas que foram conferir as atrações no local.

Mais atrações no Circuito São Pantaleão, com cortejo de tribos de índios, grupos corso e blocos afro. O tradicional Tambor de Crioula de Mestre Felipe, reconhecido da cultura maranhense, mostrou toda sua história e graça em apresentação no circuito. Show dos artistas Herivelto Nunes e Célia Sampaio com participação do grupo Afoxé Show encerraram as atrações no ponto carnavalesco.

Carnaval da criançada

Na Praça da Lagoa, a programação no fim da tarde do sábado foi especialmente preparada para as crianças. Personagens das histórias e desenhos infantis garantiram a animação dos pequenos. Na área da praça foram montados espaço de pintura e brinquedos como o pula-pula. A apresentação da banda Unidunitê animou o público com um repertório de músicas infantis interpretados pela cantora Tássia Campos.

O governador Flávio Dino esteve no circuito prestigiando a programação. No local conversou com o público e acompanhou as diversas atrações. “Essa praça se consolidou como espaço de referência para os pais e mães trazerem seus filhos e é o momento para envolvermos as crianças para que participem do Carnaval do Maranhão que é para todos. O clima de união e amizade está muito presente na Lagoa e estou feliz em ver as crianças brincando, pois, daqui há alguns anos, a continuidade do folclore, dos grupos e desta festa depende das crianças que entendem a importância do Carnaval”, pontuou Dino.

Pais e mães aproveitaram a tarde para proporcionar um momento de alegria e descontração se divertindo com os filhos. Foi o caso da cantora Concita Almeida, 36 anos, que estava com as filhas Sofia, de quatro anos e Rebeca, 14. Ela ficou encantada com a programação. “Aqui reúne tudo para divertirmos uma criança. Música muito bem escolhida, a praça é linda, com opções de diversão e muito segura. Ter, nesse período, uma programação totalmente voltada para o público infantil é muito bom”, disse.

“Gostei muito porque tem os personagens dos desenhos que assisto na televisão. Gostei muito”, disse a pequena Sofia, que aproveitou para fazer fotos com os personagens do desenho Peppa Pig. Para Rebeca, reunir a família em um passeio foi o melhor possibilitado pelo evento. “A cidade está muito movimentada com o Carnaval e aqui minha irmã pode brincar com tranquilidade e segurança”, enfatizou a jovem.

Frequentador regular da praça, o defensor público Rodrigo Pinheiro, 38 anos, aproveitou o dia de programação especial para curtir a filha Isabele, de um ano e quatro meses. “Eu gosto muito deste espaço. É bonito, bem organizado, com opções e muito seguro. Muito boa a iniciativa de movimentar esse espaço, num período em que são os adultos que mais se divertem”, disse. Na praça, a criançada contou ainda com barraquinha de pipoca e algodão doce. O Carnaval na praça encerrou com desfile de fantasias premiando a criatividade dos pequenos.

Comércio movimentado

Enquanto o público se divertia curtindo as atrações, vendedores informais aproveitaram para ter um lucro extra. O comércio informal de alimentos e outros diversos produtos, incluindo itens carnavalescos, ficou aquecido com a programação do Governo do Estado. Espuma, máscaras, acessórios decorados, algodão doce, churrasquinhos, sucos e refrigerantes, pipoca e até brinquedos podiam ser encontrados na Madre Deus.

As boas vendas eram a expectativa de Neusa Maria Rocha, 36 anos, que levou para o circuito tipos de máscaras e enfeites de cabelo. No período, ela aproveita a movimentação gerada com a folia e consegue ter uma renda a mais. “Tem espaço para todos. Tem um grande público e todo mundo consegue vender seu produto. Eu estou com esperança que até o fim do Carnaval a gente venda ainda mais”, disse. 

Vendas satisfatórias para o vendedor de cachorro quente, Antônio Araújo Serra, 35 anos, que pela primeira vez experimentava comercializar no local durante o tradicional evento. “O movimento aqui é muito bom e sei que vou conseguir vender mais do que já vendi e que já está muito bom”, disse ele. Os comerciantes de comida montaram espaços com acomodações para quem aproveitava o espetáculo.

Segurança garantida

Quem foi brincar nos circuitos estava cercado pela alegria e um grande aparato de segurança destacado pelo Governo do Estado. Nos principais pontos de festas e áreas estratégicas, policiais militares mantinham prontidão. O planejamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA) para o Carnaval, na Região Metropolitana de São Luís, mobiliza a estrutura da Polícia Militar com apoio da Polícia Civil e instituições parceiras.

A segurança foi reforçada desde o pré-carnaval com o policiamento estratégico nos pontos de festa, ressaltou o comandante geral da Polícia Militar, coronel Frederico Pereira, que estava junto com a tropa no circuito Madre Deus. “Iniciamos os trabalhos cedo fechando com barreiras e contamos com a atuação dos comandos de tropa para este forte esquema que foi organizado com objetivo de levar tranquilidade para todos. Pedimos que todos se divirtam com responsabilidade e com paz, que o policiamento está a postos”, enfatizou Pereira.

Serão 1500 policiais nos circuitos de folia, com monitoramento estratégico em pontos oficiais e áreas onde tradicionalmente ocorrem eventos. Para garantir a tranquilidade no período, a Secretaria de Segurança reforçou o efetivo, melhorou equipamentos e destacou novas viaturas. Entre os pontos de atuação policial está a Madre Deus, área central de São Luís, incluindo Passarela do Samba, e região litorânea.

O trabalho inclui barreiras de contenção nos pontos mais movimentados de saída e entrada; vistorias e fiscalização nos locais de festa; e monitoramento a pessoas e veículos. Serão montadas ainda torres de observação em alguns espaços considerados de grande movimento. Ações de combate ao uso abusivo de álcool e poluição sonora também integram o planejamento.
domingo, 26 de fevereiro de 2017
A orla da Praia do Araçagi, localizada do município de São José de Ribamar, na ilha de São Luís, está com novo visual depois que o Governo do Estado iniciou obras de urbanização. Associada às ondas fortes e altas proporcionadas pelo mar aberto, o local agora é um dos preferidos para banho de mar, tanto de turistas como dos moradores da Região Metropolitana.

Na primeira etapa dos serviços, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) finalizou a construção do calçamento de 350 metros, oferecendo estrutura e conforto aos frequentadores da praia. O efeito contempla, também, a construção de uma praça com área de convivência, estacionamento, via de trânsito com sentido duplo, estrutura para conter a maré e instalação de iluminação. Com investimentos da ordem de R$ 2 milhões do tesouro do Governo, o encerramento total da obra está previsto para o fim deste de fevereiro.

A segunda etapa será para ampliação e extensão do calçamento, incluindo pista de cooper, ciclismo, novas áreas de vivência com a construção de praças. “São áreas revitalizadas que estimulam o turismo e a melhoria da qualidade de vida para todos que passam a desfrutar de mais um equipamento público. O objetivo do governador Flávio Dino é a restauração monumentos históricos, revitalização espaços públicas e criação novas opções de lazer e cultura para as pessoas”, explicou o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto.

Apesar de morar há 20 anos no Araçagi, em um local com vista para o mar, Dorilene Cruz lembra que a frente da sua casa não era tão agradável. “Aqui era só mato, dava inclusive bastante trabalho para a gente ter que estar pagando para limpar”, disse. Ela é uma das beneficiadas pelo novo espaço público que será equipado com maquinário para a realização de atividades físicas. “Agora fica bem melhor para fazer uma caminhada”, destacou.

Josué Pereira, que trabalha na área de segurança de uma residência concorda com Dorilene. “Aqui está uma beleza, ficou boa a obra, pois era só buraco e mato”. O garçom Marcelo de Jesus está otimista com a obra de urbanização do Governo do Estado. “Com este trabalho, o movimento de turistas e moradores vai aumentar. Vai ser uma alegria, pois com o aumento dos clientes, também dá para ganhar melhor”, comentou.

Além dos turistas, a nova estrutura da orla vai beneficiar moradores de São José de Ribamar e de bairros de São Luís como Olho d’Água e Vila Luizão, que poderão utilizar o espaço para a prática de esportes como caminhada, corrida e ciclismo.

sábado, 25 de fevereiro de 2017
Na campanha de prevenção às IST/HIV/Hepatites Virais, que tem como tema: “No reino da alegria não cabe tristeza. Use camisinha”, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), entregou nessa semana que antecede a folia momesca 53.900 preservativos, entre masculinos e femininos, para escolas de samba, em São Luís.

A SES distribuiu para todos os municípios do estado preservativos da grade mensal e a cota extra que o Ministério da Saúde (MS) disponibiliza para o período de carnaval. Na capital, a distribuição foi realizada por técnicos do Departamento de Atenção às DSTS/AIDS e Hepatites Virais e contemplou locais estratégicos como escolas de samba da capital, além do terminal rodoviário e aéreo.

“O preservativo é o padrão ouro na prevenção. Essa é uma ação de Governo que entrega um alto volume de material reforçando a importância de uma folia consciente focada na prevenção. Isso é fundamental para incentivar a população, que com acesso fácil ao preservativo, pode brincar o carnaval de maneira segura”, considerou a superintendente de Atenção Primária da SES, Silvia Viana.

As escolas de samba receberam 7.200 unidades de preservativo masculino e 500 do feminino. Ao todo, foram 53.900 unidades para as agremiações: 50.400 masculinos e 3.500 femininos. O carnavalesco Remyr Andrade, da escola ‘Favela do Samba’, ressaltou a importância da ação. “Essa é a primeira vez que recebemos esse investimento que mostra o compromisso da atual gestão com a prevenção dessas doenças que se propagam com mais facilidade nessa época. Vamos distribuir aos aderecistas e foliões da nossa escola e todo mundo terá um carnaval mais seguro”, disse o carnavalesco.

No Aeroporto Marechal Cunha Machado foram entregues para distribuição 14.400 preservativos masculinos e 1.500 femininos, mesma quantidade distribuída no Terminal Rodoviário de São Luís. Na Região Metropolitana, a dispensação, que contemplou os blocos e escolas dos municípios de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, foi um total de 22.600, com 21.600 masculinos e mil femininos.

Sete milhões de preservativos para o Maranhão

Foram distribuídos mais de sete milhões de preservativos no estado, sendo 3 milhões destinados pelo Ministério da Saúde (MS) como parte da campanha nacional de prevenção às DST/Aids para o período do carnaval. O objetivo da campanha é a prevenção combinada, onde trabalha com oito formas de prevenção ao HIV, que devem ser escolhidas e associadas por cada pessoa, de acordo com a situação vivida. São elas: preservativo masculino e feminino, redução de danos, testagem regular de HIV, exame de HIV e outras DSTs no pré-natal, profilaxia pré-exposição (PrEP), profilaxia pós-exposição (PEP), diagnóstico e tratamento de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e tratamento para todas as pessoas.

Com tradição e diversidade cultural, Carnaval de rua São Luís se destaca entre os principais carnavais do país. A batida peculiar dos blocos e a presença do tambor de crioula são manifestações culturais que só se encontram no Maranhão, isso tudo combinado a um cenário turístico de belezas naturais que inclui praias e casarões históricos.

Neste ano, os circuitos carnavalescos prometem animar a cidade com a mistura de ritmos e o tradicional carnaval de rua em diversos pontos da cidade. Grandes nomes da música nacional, como os maranhenses Zeca Baleiro e Tião Carvalho, a paraense Fafá de Belém e o paraibando Chico César comandam o Bloco do Baleiro, programado para a terça-feira (28) de carnaval, no circuito Beira Mar.

O bloco promete levar para as ruas de São Luís a mistura da tradição com a pluralidade cultural, uma festa com todo tipo de música. No repertório, estão programadas marchinhas, carimbó, funk, brega e reggae, além de grandes sucessos do carnaval maranhense como Haja Deus, da Flor do Samba, e Bodas de ouro, de Zé Pivó, da Turma de Mangueira. A participação no bloco é gratuita, para entrar no cordão basta estar fantasiado.

Circuito Beira Mar

Um novo espaço do Carnaval de São Luís deste ano, o circuito Beira Mar, reunirá os blocos de trio elétrico, jardineiras e mini trios, em um dos pontos mais bonitos da Grande Ilha, no trecho da Avenida Beira Mar, com vista para o Rio Anil.

A programação do Circuito Beira Mar acontecerá de domingo (26) a terça-feira (28), a partir das 16h, saindo da Praça Manuel Beckman e seguindo em direção à Praça Maria Aragão.

No final de cada dia, após a apresentação dos blocos, um show encerra a programação no palco montado próximo à Praça Maria Argão. No dia 26, quem animará o público será o Blocão do Jacaré, no dia 27 é a vez do Bloco Tô Demais, e no dia 28 quem faz o show de encerramento do Carnaval é o cantor Zeca Baleiro e convidados, seguido da apresentação do Bicho Terra.

Programação

A programação oficial do ‘Carnaval de Todos 2017’ acontecerá em cinco dias de folia. A abertura dos circuitos oficiais acontece nesta sexta-feira (24), a partir das 18h, na Praça da Saudade, Madre Deus, e na Passarela do Samba. De sábado (25) a terça (28) a animação começa a partir das 14h nos circuitos da Madre Deus (Praça da Saudade, Largo do Caroçudo, São Pantaleão e Vila Gracinha) e às 18h na Passarela do Samba.

No sábado (25) o folião tem ainda a opção de brincar no Ceprama com o Baile dos Alternativos, e na Praça da Lagoa da Jansen, com a programação infantil, a partir das 17h. No domingo (26) tem atração para todas as idades no Espigão Costeiro da Ponta D’Areia no mesmo horário.